Revista Graphprint - Edição 181

GRAPHPRINT NOVEMBRO 17 Embalagens 35 era muito mais fácil distribuir e fornecer rações aos exércitos em pequenos pacotes. Mas as inovações não se fincaram por aqui. Nos anos que se se- guiram à Segunda Guerra Mundial surgiram novas necessidades de conservação dos alimentos e de prolongar o seu tempo de ex- posição na prateleira. Mas para avançarmos na História temos que voltar atrás no tempo. Em 1910, tanto os Estados Unidos como o Reino Unido começa- ram a produzir papel alumínio; em 1908 Jacques Brandenberger inventou a película de celofane. Estes novos materiais revolucio- naram o processo de produção das embalagens, permitindo con- servar os produtos durante muito mais tempo. Em 1939, a comercialização dos primeiros aparelhos de televisão e o desenvolvimento dos meios de comunicação e publicidade contribuíram para a utilização da embalagem como ferramenta de promoção do produto. Uma curiosidade final: o exército americano teve uma importante influência no desenvolvimento de embalagens. A necessidade de levar produtos perecíveis e não perecíveis a militares espa- lhados pelos quatro cantos do mundo – e diferentes climas – levou a inúmeras inovações em termos de embalagem. OS NÚMEROS ATUAIS DO SETOR Tradicionalmente, a Associação Brasileira de Embalagem (Abre) apresenta os resultados do Estudo Macroeconômico da Embala- gem Abre/FGV – fechamento do primeiro semestre e perspectivas para o segundo semestres de 2017. Com valor bruto de produção previsto para o ano na casa de R$ 70,4 bilhões e apesar de apre- sentar um primeiro trimestre surpreendente – com incremento de 0,55% na produção – o setor apresentou recuo de -0,90% na pro- dução física da embalagem no primeiro semestre de 2017, impac- tado principalmente pelo resultado negativo de -2,2% do segundo trimestre. Embora ainda negativo, o resultado sinaliza um abran- damento do ritmo de retração. No segundo semestre de 2016, a produção se reduziu em 3,53%. De acordo com Salomão Quadros, coordenador do estudo, ainda que o primeiro semestre – impactado pelas turbulências políti- cas – tenha trazido mais decepções do que surpresas positivas na economia, alguns indicadores econômicos apontam para um possível crescimento do nível de atividade, podendo sinalizar um início de saída da recessão, ainda que em ritmo mais lento do que o inicialmente previsto. Quadros ressalta também que há um volume crescente de evi- dências estatísticas (exportações, mercado de trabalho, etc.) que, associadas à redução dos juros de quase 7 pontos em um ano e meio, levam a crer que a economia crescerá no segundo semestre e ganhará velocidade em 2018. Diante disso, diagnóstico similar se faz para a indústria de emba- lagem, parte integrante deste contexto. Para o segundo semes- tre é previsto um crescimento de 0,6% na produção que será 1,5 ponto percentual superior ao registrado nos primeiros seis meses de 2017. Já o nível de emprego da indústria de embalagem atingiu 216.973 postos de trabalho em junho de 2017, um decréscimo que repre- senta uma retração de -0,59% em comparação com o mesmo pe- ríodo do ano passado. Embora o número seja negativo, o ritmo de queda é mais suave em comparação com junho de 2016 e 2015 que apresentou retração de -2,28%. O estudo também aborda dados de exportação e importação. As exportações diretas do setor de embalagem tiveram um fatura- mento de US$ 262,9 milhões no primeiro semestre deste ano, com as embalagens metálicas representando 40,05% do to- tal exportado, seguidas pelas embalagens de plástico com 36,19% na segunda colocação. Já as importações movimenta- ram um total de US$ 241,8 milhões no período, sendo que setor de plásticos corresponde a 59,58% do total importado, seguido por embalagens de vidro (16,11%) e metálicas (15,79%). As informa- ções são do Centro de Informações Abre. LABEL LATINOAMERICA Quase 6 mil pessoas visitaram a 8ª edição da Label Latinoamerica, evento focado em negócios dirigidos ao mercado de banda estrei- ta, realizado de 21 a 23 de agosto, em São Paulo, e que registrou a participação de 16 países. A Flint Group Narrow Web e Flexogra- phic Products uniram forças para mostrar como impressores de etiquetas e convertedores podem definir suas estratégias futuras em um mercado dinâmico e cheio de desafios. “A Label Latino- america é uma grande ocasião para identificar oportunidades e desafios que o mercado está enfrentando e como nosso extensivo portfólio e oferta integrada de serviços poderão auxiliar em solu- ções eficazes de produção”, comenta Fabio Ribeiro, Business Unit Director Narrow Web Latam. Usando o tema “Brighter Ideas for Labels”, a Sun Chemical apre- sentou uma ampla variedade de soluções de tintas e vernizes para De acordo com Salomão Quadros, coordenador do estudo da Abre, a indústria de embalagem, tem um crescimento previsto de 0,6% na produção que será 1,5 ponto percentual superior ao registrado nos primeiros seis meses de 2017

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