Revista Graphprint - Edição 182

EVENTOS GRAPHPRINT DEZEMBRO 17 28 Apesar dos números negativos em vendas em boa parte das mais de 4,6 mil gráficas da Região Sul, o mercado está cheio de oportunidades para quem quer inovar e melhorar seus resultados. Esse foi o recado dado pelo III Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica aos cerca de 300 proprietários e gestores de grá- ficas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que participaram do evento, realizado no dia 21 de outubro, na Fiep, em Curitiba. O seminário foi realizado pela Abigraf-PR (Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná) com o apoio das Abigrafs de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Em um cenário que aponta para uma queda média de 3,4% na produção na- cional do setor, segundo dados da Abigraf Nacional, e que em alguns segmen- tos, como o promocional, o decréscimo pode chegar a 10%, o seminário foi construído com objetivo de dar aos participantes informações e conhecimento suficientes para refletirem e agirem em busca de melhoria em seus negócios. Para isso, os organizadores apostaram em palestras sobre assuntos que têm a ver com o presente e com o futuro da indústria gráfica, mas sem tecnicismos. “E deu certo. Ao falarmos de temas como impressão das coisas, neuromarke- ting, millennials, criatividade, inovação, entre outros, conseguimos incutir na Evento mostra oportunidades para quem quer inovar COM CERCA DE 300 PARTICIPANTES, III SEMINÁRIO SUL BRASILEIRO DA INDÚSTRIA GRÁFICA REALIZADO EM CURITIBA, TEVE PALESTRAS COM TEMAS QUE INSTIGARAM OS EMPRESÁRIOS A MUDAR A FORMA DE PENSAR SEUS NEGÓCIOS O presidente da Abigraf-PR e anfitrião do seminário, Jair Leite, disse que o seminário ajudou a despertar a reflexão nos empresários sobre necessidade de mudanças em suas gráficas Fotos de Amarildo Henning mente dos empresários a necessidade de refletirem sobre o que é possível fazer para que suas empre- sas acompanhem as transformações pelas quais o nosso setor passa”, disse o presidente da Abigraf- -PR, Jair Leite. Segundo ele, os números ruins do setor gráfico re- fletem a crise econômica, mas também a dificulda- de dos empresários em assimilarem as mudanças no mundo e as específicas na indústria gráfica, que, entre outros reflexos, levam a dificuldades de fide- lização de clientes. Leite afirma que não é possível mais vender produtos gráficos como se fazia anos atrás. “Acabou a época de clientes virem atrás das empresas e de grandes quantidades de impressos. O empresário que não olhar para produtos dife- rentes, não explorar outros nichos e não enxergar mudanças nas necessidades dos seus clientes vai sair do mercado, como muitos já estão saindo. En- fatizamos muito no seminário que não dá mais para o empresário gráfico esperar que as coisas melho- rem. Ele tem que se mexer.” Na avaliação do presidente da Abigraf-RS, Angelo Garbarski, o recado foi assimilado pelos participan- tes. Em suas conversas nos intervalos do evento com os gráficos do Rio Grande do Sul e dos demais estados, ele disse ter constatado um entusiasmo contagiante com as informações passadas nas pa- lestras. “Afirmo com total segurança que não há um só empresário gráfico que tenha saído do seminário sem alguma ideia ou solução para começar a im- plantar urgentemente em seu negócio.” Para Garbarski,o seminário também foi importante para mostrar que ainda há muito dinamismo e inte- resse das empresas pelo desenvolvimento do setor. “Muitos falam que a indústria gráfica está acaban- do. Está acabando, realmente, para quem não se atualiza, não se recicla e não abre os olhos para as transformações do mundo. Eu digo que quem não veio ao evento perdeu, e muito, em conhecimento”. O presidente da Abigraf-SC, Cidnei Barozzi, avaliou que o seminário foi altamente positivo pelo fato de

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