Revista Graphprint - Edição 182

GRAPHPRINT DEZEMBRO 17 Artigo 49 de Assis. Por quantas crises você já passou? O que aprendeu com elas? Será que você é realmente capaz de fazer o óbvio (no caso da área de vendas, planejar, implementar e controlar resultados)? A quantas anda a sua produtividade? Quanto tempo você perde nos “cafezinhos”, reclamando do mundo e lamentando as vendas que você ou sua equipe não fizeram? Que novidades você está levando para o mercado? Acredite, fazer essas coisas é mais do que possível. Agora vamos falar do que parece impossível. Alguns acreditam que não dá mais para confiar em ninguém. Recentemente eu en- trei em uma churrascaria em Caxias do Sul, almocei e, de repente, me dei conta que tinha esquecido a carteira no hotel. Preocupado e sem jeito, chamei o maitre e expliquei a ele o que tinha aconte- cido, oferecendo deixar meu celular e relógio em garantia até que fosse ao hotel pegar a carteira. Ele me olhou sorridente e disse (provavelmente em função do meu sotaque) “amigo, aqui não é o Rio de Janeiro. Vá tranquilo e se puder passar ainda hoje para pagar a conta, ótimo. Caso contrário, pague no dia em que estiver por estas bandas”. Aquilo reafirmou a inabalável fé que tenho no ser humano. Por maior que seja a crise, continuo acreditando nele. “O pessimista pede emprestado problemas; o otimista empresta encorajamento.” - William Arthur Ward (administrador e professor americano). Coragem talvez seja uma das coisas que mais faltam às pessoas nos dias de hoje. Basta entrar numa “rodinha” e rapi- damente você vai constatar que todos estão muito amedrontados. É medo de perder o emprego, de não ter dinheiro para pagar as contas, de não poder manter o filho no colégio particular e por aí vai. Isso também deve estar acontecendo com a sua equipe de vendas. JB Vilhena é coordenador acadêmico do MBA em gestão comercial da FGV, doutorando em gestão de negócios pela FGV/Rennes (França), consultor e palestrante dela e, principalmente, delinear os caminhos necessários para chegar aonde se quer chegar. Lembre-se que nas crises é que os grandes líderes são postos à prova. Isso significa que é pre- ciso estar o tempo todo no campo de batalha, orientando os exércitos para garantir a vitória. “Mostre-me um homem acomodado e eu lhe mostro um fracassa- do” - Thomas Edison. Trabalhar, trabalhar e trabalhar mais ainda. É isso que vai nos tirar da crise. Simples assim. “Deem-me seis horas para cortar uma árvore e eu gastarei a primeira hora a afiar o machado” - Abraham Lincoln. Adoro essa frase do presidente americano que libertou os escravos. É isso mesmo. Não adianta começar a fazer as coisas sem se preparar para que elas deem certo. Acredito piamente que o segredo do sucesso é um só: pla- nejamento. Quanto mais você planeja, mais rápida e melhor é a execução. “Obstáculos são as coisas assustadoras que você encontra quan- do desvia os olhos do seu sonho” - Henry Ford. Você quer ser bem-sucedido? Quer progredir na vida? Quer ganhar dinheiro e ser respeitado por quem trabalha com você? Então acredite em si mesmo, invista no seu crescimento profissional, encontre razões para fazer as coisas e, acima de tudo, continue a trabalhar cada vez mais. JB Vilhena é coordenador acadêmico do MBA em gestão comer- cial da FGV, doutorando em gestão de negócios pela FGV/Rennes (França), consultor e palestrante. “Quem quer fazer algo encontra um meio, quem não quer fazer nada, arranja desculpas” - Provérbio árabe Como gestor, você tem a obrigação de manter o otimismo e con- tagiar a todos com sua confiança. Use mensagens animadoras, procure encontrar sempre o lado positivo das questões. Você verá que isso vai fazer toda a diferença. “Pessoas com metas triunfam porque sabem para onde vão. É tão simples como isso.” - Earl Nightingale (escritor americano). Me- tas e objetivos são essenciais para o sucesso de um profissional da área comercial. Mas lembre-se de que é preciso que sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e corretamente definidos no tempo. Neste momento não há espaço para nú- meros “chutados”. É preciso dizer à equipe o que se espera

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