Revista Graphprint - Edição 182

GRAPHPRINT DEZEMBRO 17 8 Entrevista profissionais que dominam as técnicas de produção, quando na realidade a nova gráfica precisa ter gente que transite mais livremente em todo o universo digital. As gráficas ainda estão muito longe do universo digital, que hoje é uma reali- dade absoluta no mundo. Podemos concluir que é uma características vivida no Brasil? Pode traçar um paralelo com a sua visão inter- nacional de marcado gráfico? Em vários países, empresas pequenas, médias e grandes também têm dificuldades. Mundialmente, as empresas que perdem terreno são aquelas que não conseguem avançar rápido, aproveitando o mundo de possibilidades presente no ambiente digital. Quem consegue navegar neste ambiente está crescendo e comprando outras empresas. O grande desafio que há dentro do setor é entender como entrar no jogo digital e tirar o melhor proveito disso. É muito mais complicado vencer quando você fica exclusivamente pensando na impressão e batendo de porta em porta para tentar pegar mais um pedido. Esse processo está, definitiva- mente, complicado. Algumas empresas procuram a consultoria e falam: “Preciso aumentar vendas.” Perguntamos rapidamente: “Qual o seu diferencial?” Elas falam: “Entrego tudo no prazo e faço com qualidade.” Respondemos: “Não são diferenciais, trata-se de obrigação.” Sabemos que no mercado desorganizado, sem estruturas, essa reposta pode ser um diferencial, pois ain- da há empresas que não entregam no prazo e não entre- gam com qualidade. Porém é preciso oferecer algo a mais. O cliente que está comprando material impresso tem várias formas e maneiras de fazer isso. As empresas estão online e prontas para abocanharem serviços e desafios. É isso que estava dizendo no começo da entrevista: o cara perde o cliente e não sabe nem para quem. É realidade tam- bém que muitas empresas deixaram de imprimir várias coi- sas. Por isso também o empresário precisa pensar no seu negócio além da impressão. Tem de proporcionar ao cliente uma comunicação melhor, além de sugerir ferramentas que controlem melhor o estoque do cliente. Ficar fixado só na impressão, certamente, trará um mercado cada vez menor e mais competitivo, onde mais empresas tentam garantir seu pedaço de mercado. Ao imaginarmos um mapa mundial da impressão, você consegue destacar novos líderes? Aponte os países que estão mostrando projetos e ações relevantes. Devemos entender que há grupos de empresas em diferen- tes países. Em uma palestra realizada recentemente, citei uma empresa chamada Gelato Globe, serviço de impressão “Evidente que investir está muito caro no Brasil atualmente. Qualquer produto, serviço ou equipamento que o empresário decide comprar para a sua empresa não é barato, seja em moeda estrangeira ou pelos impostos, mas principalmente pela taxa de juros presente no Brasil. Mesmo com juro alto, o sistema financeiro também não está financiando quase nada. O empresário não tem muito acesso a isso para poder comprar equipamentos. Isso é, sim, uma dificuldade.”

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