Revista Graphprint - Edição 183

GRAPHPRINT Jan/Fev 2018 36 recentes dados do mercado de papéis no país: “O que a gente observa é que existe uma cadeia de produtos que reage em um primeiro momento às tendências de mercado. É o caso das embalagens de papelão ondula- do, depois vem a linha de papel cartão e depois os papéis de imprimir e escrever. Os dois primeiros, o papelão ondulado e o papel cartão, já registrammovimento de crescimento em resposta à reação econômica.” MUNDO DA LEITURA AQUECIDO Livrarias Curitiba abre loja em Diadema (SP). Grupo parana- ense expande atuação no estado de São Paulo A Livrarias Curitiba inaugurou sua 28ª loja, desta vez na cida- de de Diadema (SP), no Shopping Praça da Moça. A unidade, que recebeu investimentos de R$ 3 milhões, tem área total de 600 metros e vai gerar 25 empregos diretos. A inauguração segue o planejamento estratégico da corpo- ração, que pretende conquistar novos mercados. O grupo já abriu outra unidade na cidade de Taboão da Serra (SP), no Shopping Taboão. Em breve, a Livrarias Curitiba abrirá mais uma loja na capital paulista, no Shopping Metrô Tucuruvi. Com isso, os investimentos no estado de São Paulo somam R$ 9 milhões em 2017. “Estamos bem consolidados no Paraná e Santa Catarina e sempre de olho em novas oportunidades. O estado de São Paulo tem boas possibilidades de negócios e estamos pros- pectando cidades com bons indicadores econômicos e so- ciais para abrir novas livrarias”, conta Marcos Pedri, diretor comercial da rede. Dados de entidades setoriais mostram que o mercado de papelão estava crescendo 7% no final do ano passado, em relação aos nú- meros de 2016, e o papel cartão apresentava elevação de 2%, então tudo indica que haverá um cenário mais positivo à frente também para os papéis de imprimir e escrever. “Essa expectativa é reforçada pela correlação existente entre o ritmo dos mercados de papéis de imprimir e escrever e cartão e o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), sobretudo em anos de trajetória positiva da econo- mia”, completa Cezilla. O gerente geral de estratégia e marketing da Suzano Papel e Ce- lulose destaca também o Programa Suzano Mais, que tem como objetivo proporcionar maior flexibilidade, facilidade e velocidade na entrega de produtos aos parceiros. “Para isso, temos uma estru- tura composta por 16 centros de distribuição locais (CDLs) e qua- tro Centros de Distribuição Regional (CDRs), além das fábricas da empresa. Na prática, a maior disponibilidade de produtos nos armazéns locais contribuiu para a redução dos prazos de entrega e uma melhora no nível de serviço prestado, além de um atendimen- to personalizado aos clientes regionais.” O Suzano Mais também é sustentado por avanços tecnológicos que extrapolam o conceito de indústria 4.0 ao tornarem a área di- gital ainda mais robusta. “No objetivo de ficarmos cada vez mais próximos dos clientes, vamos utilizar Big Data Analytics para aumentar nossa capacidade de previsão de demanda e melhorar a compreensão do comportamento de compra deles. A digitaliza- ção dos nossos serviços e o uso dos sistemas permitem o acompa- nhamento das interações e frequência de compra de cada cliente, assim conquistamos uma maior produtividade e eficiência, além de contribuir com a identificação de nichos de mercado em po- tencial”, detalha Cezilla. ALEXANDRE CEZILLA, GERENTE GERAL DE ESTRATÉGIA E MARKETING DA SUZANO PAPEL E CELULOSE: “O mercado brasileiro de publicações impressas tem enorme potencial de crescimento. Embora o brasileiro seja apaixonado pela leitura de livros e revistas, números apresentados por consultorias internacionais mostram que o consumo per capita de papéis revestidos e não revestidos no Brasil ainda é bastante inferior ao de países como Chile e Argentina.”

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