Revista Graphprint - Edição 183

Cenário GRAPHPRINT Jan/Fev 2018 42 A pesquisa, que busca identificar o perfil dos empreendedores e apontar suas percepções sobre inovação e principais dificuldades de investimento, elaborada com questões de múltipla escolha, foi aplicada ao longo de 2017 durante os eventos do Movimento pe- la Inovação, que leva conteúdo e atendimento a empresários em busca de recursos para tirar projetos inovadores do papel, e contou com a participação de 182 empresários das cidades São Paulo, So- rocaba, Marília, Ribeirão Preto e São José dos Campos. PMEs devem investir mais em inovação até 2020 INVESTIR EM INOVAÇÃO PARA GANHAR NOVOS MERCADOS. ATÉ 2020, ESSA É A META DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PMES) PAULISTAS, CONFORME REVELA PESQUISA ANUAL DA DESENVOLVE SP Dos 182 empresários que participaram da pesquisa, mais da me- tade (53%) representa pequenas e médias empresas prestadoras de serviços. Em relação ao porte das empresas, as PMEs apresentam a visão de 43% dos entrevistados, seguidas pelas startups, com 32%, e dos micronegócios, com os outros 24%. Questionados sobre o que consideram inovação, 74% dos entrevistados a definem como “qual- quer tipo de inovação aplicada no negócio”, contra 7% que acredi- tam que “inovação trata-se apenas de um produto revolucionário”. Vale ressaltar que, quando se inscreveram para os eventos do Movimento pela Inovação, a maioria dos empresários apontou como motivo o interesse em “conhecer novas opções de investi- mento”, já que 86% “nunca obtiveram nenhum tipo de recurso voltado à inovação”. Para outros 16%, o motivo da participação foi “apresentar um pro- jeto de inovação” às instituições de fomento presentes nos encontros para descobrir a melhor maneira de viabilizá-lo e tirá-lo do papel. INTENÇÃO DE INVESTIMENTO Especialmente em tempos de crise, investir em inovação, seja ela disruptiva ou incremental, é a melhor alternativa encontrada pelos empresários para driblar os seus efeitos negativos. Segundo o levan-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=