Revista Graphprint - Edição 184

GRAPHPRINT Mar/Abr 2018 35 titivos e justos. Temos grande expectativa de su- cesso com essa linha, que será nomeada Filiprint Digital”, adianta Grassiotto. Na Ibema os destaques vão para as linhas Ibema Supera e Ibema Speciala, produtos com mais de 10 anos no mercado de papel cartão. “O Ibema Supera é um produto amplamente utilizado no mercado gráfico brasileiro para medicamentos e, principalmente, alimentos. Ele possui certifica- ção para contato direto com alimentos. O Ibema Speciala, com toda sua brancura, traz perfor- mance e nobreza para embalagens e no merca- do digital também é perfeito para produção de pastas, cartões e materiais editoriais”, apontam as executivas da empresa. Com relação a lançamentos, a Ibema cita insu- mo com certificação HP Indigo. “Traz maior de- sempenho e garante melhor performance na im- pressora. É uma conquista importante para nós porque confirma a qualidade do nosso material. Com o lançamento, a empresa amplia sua oferta de produtos para o mercado e passa a atender de forma ainda mais completa às necessidades de seus clientes. O Ibema Digital é sustentável: além de economizar tempo e mão de obra, o produto evita ainda desperdícios no corte, sendo de fácil estocagem e manuseio. Contando com sistema de proteção contra umidade e vincos, o papel cartão, que tem boa rentabilidade e maior valor agregado, permite o corte no sentido correto da fibra, alcançando aumento da produtividade”, dizem Juliana e Fabiane. EXIGÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO CUSTOMIZADO Sonia explica que o papel para impressão digital precisa ser especialmente otimizado para garantir a melhor qualidade de impressão. “Na Arjowig- gins, desenvolvemos cada produto com os mais altos padrões de qualidade para garantir que o projeto tenha um resultado de impressão final de alto nível. O papel precisa ter uma excelente ancoragem para que a tinta traga realmente vida à criação. Estamos comprometidos em continuar desenvolvendo produtos que encantem nossos clientes. O mercado de impressão digital é um segmento em rápido crescimento, existe uma ca- rência de produtos que atendam ao público criativo. Nosso foco é o fornecimento de papéis para projetos lindamente criativos”, destaca Sonia. Grassiotto frisa que a principal exigência é a perfeita adequação do papel à tec- nologia a que esse se destina. As variações de tecnologias de impressão entre as diversas marcas, linhas e modelos de equipamentos são grandes, fazendo com que se torne árdua a tarefa de compatibilizar o papel com diferentes exigências. “Assim, uma equipe técnica capacitada para entender os requisitos, formular soluções e conduzir testes práticos é essencial. Da mesma forma, um relacionamento estreito com os fabricantes de impressoras, tintas e demais suprimentos é fundamental para um perfeito alinhamento de necessidades e possibilidades. Na Filiperson existe a preocupação de atingir o máximo de consumidores em diferentes segmentos, inde- pendentemente dos volumes. Assim, as quantidades envolvidas em cada um deles não é absolutamente importante, mas sim o somatório dos volumes. De qualquer forma, estamos presentes, por exemplo, nos mercados editorial, comercial, embala- gens, artístico e promocional”, avisa. Na Ibema, Juliana e Fabiane dizem que os cartões passaram por inúmeros testes realizados pelo Rochester Instituto of Technology, nos Estados Unidos. “Tanto por testes físicos para analisar suas propriedades como testes de impressão para ver seu comportamento nas impressoras e a qualidade da impressão final. Após essas validações finais os cartões receberam notas em cada um dos quesitos e todos os usuários HP podem ter acesso a essas informações. Estamos de olho na tendência de embalagens cada vez mais personalizadas, como inúmeros grandes cases que conhecemos. Pretendemos ampliar a produção e também a gama de cartões homo- logados para esse fim”, adiantam. JULIANA MENEGASSE GOMES, GERENTE DE MARKETING DA IBEMA, E FABIANE STASCHOWER, EXECUTIVA DE INOVAÇÃO DE EMBALAGENS: “A tendência é certificarmos novas linhas de produtos e criar mais produtos específicos para o mercado digital, que só cresce.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=