Revista Graphprint - Edição 184

Artigo GRAPHPRINT Mar/Abr 2018 48 *POR ERIK PENNA Você sabia que, segun- do o Sebrae, 98,5% das empresas no Brasil são micro e pequenos negócios? E segundo o IBGE, de cada 10 negócios abertos no Brasil, 6 fecham antes de completar 5 anos? Pasmem, nos Estados Unidos, esse dado é ainda mais negativo, pois lá, 80% das empresas fecham antes de cinco anos de atividade. Dados preocupantes e que muito têm a ver com as três personalidades que existem den- tro de cada dono de um pequeno negócio. Um estudo da E-Myth Worldwide, publicado no livro “O Mito Empreendedor”, de Michael Gerber, chegou à conclusão que uma das principais razões para que a maioria das empresas fecharem as portas é a briga entre as personalidades existentes dentro do próprio dono do negócio. Segundo Gerber, há três tipos de personalidades dentro de cada empresário que abre um negócio e que o atrito entre elas é o principal culpado para a falta de prosperidade. São elas: 1) Técnico: é aquele que sabe colocar a mão na massa, gosta de fazer, representa 70% do perfil do empreendedor novato. Caracteriza-se por viver o presente, desconfia de ideias ambiciosas, é focado na realização e, por isso, acha que ninguém realiza uma tarefa tão bem como ele. Dessa forma, defende esta bandeira: “Se quer bem-feito, faça você mesmo”. Um erro muito comum do técnico é pensar, quando empregado, que vai abrir um negócio e continuar fazendo a mesma coisa, ganhando mais e commaior liberdade por não ter patrão. 2) Administrador: é o perfil pragmático, que adora planejar. Vive o passado, afinal, apren- de com os erros para se organizar melhor a cada dia. É daquele tipo que primeiro precisa conhecer a casa para só depois pensar em morar nela. Geralmente, representa 20% do perfil de empreendedores. Sua bandeira é: “Se ele não planejar as coisas, nada de bom vai acontecer”. 3) Empreendedor: é o perfil sonhador, aquele visionário catalisador da mudança e repre- senta 10% do perfil empresarial. Caracteriza-se pela criatividade e sempre chega com ideias para inovar o negócio, quer transformar continuamente sonho em realidade. Vive no futu- ro, do tipo que termina de construir a casa e já pensa na próxima. Sua bandeira é: “Se não for ele, ninguém cria nada”. Agora imagine o encontro dessas três pessoas na empresa: o perfil empreendedor já chega falando que tem uma brilhante ideia. O administrador então retruca: “Ah, não, nem terminei de planejar a primeira ideia e você já aparece com outra, pode esperar para nos organizarmos direito”. E enquanto os dois estão discutindo, o técnico aproveita para sair Por que os pequenos negócios quebram? de fininho e já começa a colocar a mão na massa. Essa guerra mental e cotidiana na cabeça do empresário costuma ser fatal para o desenvol- vimento do negócio. E sabe o que é o mais agravante? Quando ele percebe que não está dando conta e decide contratar alguém para ajudar, é comum escolher uma pessoa com o mesmo perfil do seu, afinal, uma personali- dade semelhante a sua irá agradá-lo e o pro- blema tende a persistir. Então, a dica para evitar este ciclo negativo é ter a consciência de que o pequeno empre- sário que deseja crescer vai precisar dos três perfis. Mas cabe a ele reconhecer o seu perfil mais saliente e valorizar e dar espaço para as outras duas personalidades atuarem dentro de cada decisão, ou encontrar pessoas com perfis complementares, podendo ser um fun- cionário ou até um sócio. É importante lembrar que grande é aquele que reconhece a grandeza do outro, ou se- ja, identificar, relevar e valorizar o perfil do outro e, a partir daí, trabalhar em harmonia para o bem do próprio negócio. Além dis- so, é preciso saber treinar adequadamente as pessoas ao seu redor para poder delegar, pois se a empresa depende de você para tudo, na verdade você estará atuando mais como em- pregado do que empresário. * PALESTRANTE DE VENDAS E MOTIVAÇÃO, ESPECIALISTA EM VENDAS COM QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL, CONSULTOR E AUTOR DOS LIVROS “A DIVERTIDA ARTE DE VENDER”,“MOTIVAÇÃO NOTA 10”,“21 SOLUÇÕES PARA POTENCIALIZAR SEU NEGÓCIO”, “ATENDIMENTO MÁGICO - COMO ENCANTAR E SURPREENDER CLIENTES” E “O DOM DE MOTIVAR NA ARTE DE EDUCAR”.

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