Revista Graphprint - Edição 185

Digital - Grandes tiragens GRAPHPRINT Mai/Jun 2018 32 Quando começou a se espalhar pelo mundo a partir da década de 1990, a impressão digital absorveu a ideia de imprimir pequenas tiragens com preço competitivo e qualidade boa. Algumas vezes questionada e ao mesmo tempo admirada, com o passar dos anos, a impressão digital ganhou força e passou a ser encarada como aliada da impressão offset. Quem diria que a impressão digital, que em 1993 foi apresentada na IPEX da Inglaterra, e chegou como grande destaque na Drupa de 1995, hoje teria espaço cativo em diferentes parques gráficos do mundo inteiro. E por falar em drupa, recentes informações che- garam ao mercado brasileiro direto da organizadora do evento. Há uma clara ascensão da impressão digital com prevalência absoluta da impressão convencional. No setor de embalagens, por exemplo, pou- cos impressores relatam vendas digitais significativas até o momento. De acordo com o estudo apenas 12% dos impressores de embalagens relatam que mais de 25% do volume de negócios é digital. A pesquisa mostrou ainda que os impressores e os fornecedores da maioria dos setores relataram confiança crescente no desempenho Alcançando espaços inéditos Preparadas e com tecnologias de ponta, impressoras digitais ampliam mercado econômico de suas empresas. “O relatório indica que a impressão pode ser otimista em relação ao futuro. Depois do duro golpe da re- cessão global de 2008 e da mudança do consumidor para as comu- nicações digitais, os impressores e fornecedores estão aproveitando ao máximo o lento, mas claro renascimento econômico global e descobrindo novas maneiras de explorar tecnologias emergentes, de modo a colocar a impressão como uma ferramenta central”, disse Sabine Geldermann, diretora da Messe Duesseldorf. Participaram da pesquisa, realizada na drupa 2016, mais de 700 impressores e quase 250 fornecedores. O estudo foi conduzido pela Printfuture (Reino Unido) e pela Wissler & Partner (CH). A tran- sição para a impressão digital continua, mas lentamente, com as impressoras offset em parceria com os modelos digitais. No entan- to, poucos impressores de embalagem relataram vendas digitais sig- nificativas até o momento. Apenas 12% dos impressores de emba- lagens relataram que mais de 25% do volume de negócios é digital. É impressionante relatar que apenas 27% de todos os participantes da impressora operam na Web. ATENDIMENTO DAS GRANDES TIRAGENS Manfredo Prange, diretor de RPPS Brasil da Ricoh, diz que a prin- cipal diferença é o desenvolvimento de cabeçotes de jato de tinta e tintas à base de água, que fornecem qualidade e confiabilidade de

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