Revista Graphprint - Edição 187

Embalagem GRAPHPRINT Set/Out 2018 24 O Label Day, evento foi realizado pela Dow e a Quimicryl, em parceria com Bo Paper, TuboLeve e Ahlstrom Munksjö, contou com a presença de mais 90 profissionais do setor. O coordenador do Comitê de Assuntos Estratégicos da Associação Brasileira de Emebalagem (ABRE), Fábio Mestriner, foi um dos participantes e comentou sobre tendências e a importância da embalagem como uma forma de mídia e a exploração adequada desse canal para o aumento das vendas. “De todos os lançamentos efetivados no Brasil, 80% desaparecem em até dois anos. O principal motivo do fracasso, com 52%, é o marketing insuficiente; o segundo é a falta de inovação, com 48%. A embalagem pode ajudar muito nesses quesitos, fazendo a marca a diferenciar de um produto na sua categoria, baseando-se na per- cepção de valor do consumidor e no que ele deseja ou necessita”, explica Mestriner. Pesquisa realizada com consumidores de café sobre o que gostariam de ver informado na embalagem revelou que mais de 70% queriam ter informações sobre a origem e procedência do grão e mais de 40% tinham interesse de receber dicas e curiosidades. Dessa forma, fica evidente a importância dos autoadesivos. Esse Diferenciando a embalagem Encontro discute inovações e tendências nos rótulos para embalagem sob a perspectiva da cadeia de valor mercado produziu 48.6 bilhões de m2 em 2016 e tem muito po- tencial na América Latina, que representa apenas 4% desse valor. Joanna Giovanoli, gerente de Marketing da Dow para as Améri- cas, conta que sustentabilidade, inovação guiada por custos e novas aplicações são as principais tendências para esse mercado. “Dentre os maiores pedidos dos nossos clientes estão laminados que possam enfrentar as mais desafiadoras condições de conversão, como ve- locidade de conversão e de etiquetagem; redução da dependência da platina; diminuição da espessura de materiais como silicone, adesivos e facestock; mudança para papéis mais finos e menos refi- nados como substratos da base de liberação, além de crescimento da impressão digital para etiquetas.” O mesmo tem sido visto pela Quimicryl, desenvolvedora de adesi- vos, que tem trabalhado na criação de soluções mais sustentáveis e modernas para atender os desafios atuais. “Temos recebido deman- das por produtos mais amigáveis ao meio ambiente, que tragam mais segurança no manuseio e atendam as novas legislações, além de aplicações em base água e sem solvente, tendência que deve au- mentar ainda mais até 2020”, conta Cláudia Fernandes, diretora de marketing da Quimicryl. INOVAR PARA ATRAIR CONSUMIDORES No Grupo Boticário, a inovação vai além das formulações e passa também pelas embalagens. “Utilizamos metodologias inovadoras que capturam as características dos consumidores como subsídio para desenvolvimento de nossos produtos. Mapeamos suas neces- sidades, desejos e principais atributos na linguagem dos consumi- dores”, contou Diogo Yano, coordenador de Pesquisa e Desenvol- vimento de Embalagens do Grupo. O COORDENADOR DO COMITÊ DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMEBALAGEM (ABRE), FÁBIO MESTRINER, COMENTOU SOBRE TENDÊNCIAS E A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM COMO UMA FORMA DE MÍDIA

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