Revista Graphprint - Edição 187

Adesivos GRAPHPRINT Set/Out 2018 34 A primeira pesquisa de vendas de 2018, referente a janeiro, mo- tivou o otimismo do mercado editorial em razão do aumento de 4,19% no volume de vendas e 14,05% no faturamento em relação ao mesmo período de 2017, aponta o levantamento do Painel das Vendas de Livros, pesquisa mensal realizada pelo Sindicato Nacio- nal dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. O bom resultado foi uma continuação de uma retomada em 2017, quando houve incremento de 6,15% em faturamento após dois anos de crise. E quem também vibra com o reaquecimento, ainda que tímido, da produção de livros é a indústria de adesivos industriais. Embora a Colado na impressão Além do papel e da tinta para a impressão, a fabricação de livros depende de um terceiro elemento fundamental desta trinca: a cola indústria do papel seja naturalmente ligada ao mercado editorial, poucos se lembram de que para manter os calhamaços de papel unidos sob uma bela capa é preciso cola. O país conta com mais de 20 mil gráficas espalhadas pelo território nacional e a Adecol, que faz parte da H.B. Fuller, atende o mercado com suas opções de hot melt customizado para papel. Segundo Fernando Cardoso, gerente comercial da Adecol, “a penetração da companhia nesse segmento aumentou 32% nos últimos três anos. Nosso produto atende as máquinas de alta velocidade des- tas grandes gráficas que chegam a imprimir 18 mil exemplares por hora”, avisa. De acordo com a Adecol, o hot melt termoplástico e o termofixo são os mais encomendados para aplicações em livros por possuírem duas características fundamentais para este mercado, flexibilidade e resistência. “Afinal, a cola não pode esfarelar cada vez que a pessoa movimentar as páginas”, explica Ubiratan Rodrigues, um dos espe- cialistas da Adecol em artes gráficas. De acordo com Cardoso, acompanhando o incremento do merca- do editorial no ano passado, ambos os tipos de adesivos também tiveram maior saída, 41,5% na comparação com 2016.

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