Revista Graphprint - Edição 189

GRAPHPRINT Jan/Fev 2019 12 Equipamentos para embalagens Em qualquer roda de conversa do setor gráfico é fácil notar olhos entusiasmados quando o assunto é o setor de embalagens. Há um mercado que pode ser considerado otimista: impressão de embala- gens. E indicadores positivos não faltam para aumentar a expecta- tiva de faturamento. Vamos pegar embalo nas informações recentemente divulgadas pe- lo IBGE por meio de a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). O estudo mostrou que o comércio varejista fechou 2018 com alta de 2,3%, a maior taxa anual desde 2013, quando as vendas aumenta- ram 4,3%. Foi o segundo resultado positivo consecutivo, ficando ligeiramente acima do desempenho de 2017, quando subiu 2,1%. Mesmo assim, o crescimento acumulado de 4,4% nos últimos dois anos não recuperou a queda de 10,3% em 2015 e 2016. As vendas da atividade que contempla os hipermercados, super- mercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceram 3,8% e registraram a maior influência positiva, seguida pelos setores de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 7,6%, e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cos- méticos, com 5,9%. Para imprimir e embalar Mercado de embalagens: indicadores positivos não faltam para aumentar a expectativa de faturamento Outro exemplo de crescimento é o mercado de food service (ali- mentação fora do lar). Nos últimos dez anos, o setor cresceu 246%, e, em 2017 o índice chegou a 6,8%. Já a indústria farmacêutica expôs os dados finais referentes a 2018. E mais uma vez mostrou mais a sua força crescendo muito acima da economia nacional. Se- gundo dados da IQVA, o faturamento das farmácias durante os 12 meses do ano passado foi 11,76% maior comparado com o mesmo período do ano anterior. O mercado farmacêutico vem crescendo de forma sistemática na faixa de dois dígitos e muito acima do PIB, comparando 2017 com 2016 o aumento já tinha sido de 12,08%. E as previsões para 2019 devem se manter nas mesmas faixas. Com o mercado farmacêutico em geral crescendo cerca de 10%. Já no ramo alimentício, de acordo com a Kantar Worldpanel, em ali- mentos as categorias mais sofisticadas crescem, trazendo praticidade, valor agregado e também uma alimentação mais prazerosa. A ques- tão tem desempenhado papel importante na hora de decisão de com- pra – 27% de importância das ocasiões de consumo são por prazer.

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