Revista Graphprint - Edição 189

GRAPHPRINT Jan/Fev 2019 27 Embalagem Embalagem no e-commerce pode definir próxima compra Caixas precárias ou amarrotadas decepcionam o consumidor e depreciam a marca do produto FÁBIO MESTRINER, CONSULTOR DA IBEMA PAPELCARTÃO. DESIGNER E PROFESSOR Na empolgação pelo recebimento de um produ- to comprado on-line, existe um elemento que tem grande impacto na experiência de compra. É a em- balagem, presente em cerca de 80% dos produtos vendidos, e sua participação na satisfação do consu- midor ocorre de diferentes maneiras. Se o produto é comprado numa loja física e exposto lado a lado com seus concorrentes, a participação da embalagem tem caráter decisivo, pois a embalagem é um item de grande relevância no processo de escolha num autosserviço. Mas, se o produto é vendido pela internet e remetido para a casa do consumidor, o pa- pel da embalagem muda. É a embalagem que irá dar o tom no momento do recebimento, promovendo o primeiro contato e iniciando a experiência física do consumidor com o produto”, diz Fábio Mestriner, consultor da Ibema Papelcartão. Designer, profes- sor do curso de pós-graduação em Engenharia de Embalagem do IMT Mauá e autor dos livros De- sign de Embalagem - Curso Avançado, Gestão Es- tratégica de Embalagem e Inovação na Embalagem – Método Prático. Nesse momento, a embalagem não pode decepcio- nar. Sua missão é promover um final feliz para o pro- cesso de escolha, pois, quando não sai com o produ- to em mãos no momento da compra, o consumidor vive um período de expectativa que torna ainda mais importante e crítico o momento do recebimento. “É uma pena quando a embalagem de e-commerce decepciona no momento da entrega. Sua precarieda- de pode contrastar dramaticamente com o colorido glamuroso dos sites de compra. Embalagens danifi- cadas, amarrotadas, sem forma definida, entregues em sacos pretos e caixas genéricas, ou feitas com ma- téria-prima de baixa qualidade são muito comuns”, acrescenta Mestriner. “A maioria das empresas de vendas on-line ainda não se deu conta da importância preciosa do momento de contato com o consumidor por meio da embalagem, quando o produto é adquirido na internet”, avisa o es- pecialista. É uma chance única que não pode ser desperdiçada com embalagens decepcionantes, e mais: esse é o momento propício para iniciar o processo da próxima venda. “É impressionante como elas nem se lembram que podem incluir na embalagem de entrega uma lâmina impressa com promoções, descontos, sugestões e construção de marca, uma vez que na internet a empresa aparece ao lado de milhares de outras que disputam a atenção do consumidor. Dentro da casa dele, naquele momento, sua embalagem estará sozinha e terá toda a atenção da pessoa que a recebeu e irá manuseá-la”, diz Mestriner. Portanto, como muito bem definiu Steve Jobs: “o ato de desembalar um produto é parte fundamental da ex- periência do consumidor”. Por isso as embalagens da Apple são tão bem projetadas e permanecem na casa do consumidor, que, na grande maioria das vezes, não tem coragem de descartá-las.

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