Revista Graphprint - Edição 189

GRAPHPRINT Jan/Fev 2019 41 Um visão sobre o mercado de impressoras a laser no Brasil OKI Data registra crescimento no mercado de impressoras a laser no Brasil De acordo com levantamento coordenado pelo IDC, o setor superou a marca de 500 mil unidades vendidas entre Outubro de 2017 e Setembro de 2018, o que representa um crescimento de 7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os produtos da OKI Data para o seg- mento registraram aumento no volume de vendas, com alta de 38%, diz Luiz Carli, diretor geral da empresa no Brasil. “Vemos, nos últimos anos, uma forte retomada da indústria de impres- são, com o lançamento de novas tecnologias e produtos que agregam mais valor às demandas corporativas. A OKI Data tem um papel de des- taque nesse cenário, alcançando ótimos resultados ao longo deste ano”, fala Carli. Dentro do mercado de impressão a laser, o executivo reforça a importân- cia e a participação dos equipamentos monocromáticos, que seguem co- mo responsáveis pela maior parte dos negócios voltados para as empresas. “O número de equipamentos monocromáticos representa mais de 92% do total de vendas do setor, alimentado principalmente pelo menor custo de operação e de página impressa. Nesta categoria, também celebramos um crescimento expressivo, com alta de 47% nas vendas, impulsionadas pelos equipamentos ES4172, ES5162 e ES5112, todos com foco no am- biente corporativo e governo”, afirma. Outro ponto abordado por Carli é o avanço das revendas especializadas em serviços gerenciados de impressão (MPS). “O outsourcing de impres- são, sem dúvida, é um caminho que muitas companhias estão adotando para atender suas demandas por impressoras e multifuncionais, mas é preciso que estejam atentas às inovações da indústria. Os clientes querem trazer eficiência a seus parques, com produtos que realmente os ajudem a ter melhor qualidade de impressão e menor custo”, diz, acrescentando que a expectativa é que o serviço gerenciado, combinado às novas tecno- logias de gestão de documentos e controle de dados, ajude a manter o mercado de impressão aquecido também no próximo ano. Carli lembra, ainda, que o aquecimento também foi impulsionado devi- do à ascensão de tecnologias e equipamentos para impressão desenvolvi- dos diretamente para o atendimento de nichos e verticais que demandam opções próprias. “O número de impressoras coloridas formato A3 cresceu 11% no período analisado. Esse resultado acontece em função do de- senvolvimento de soluções para áreas que demandam equipamentos de LUIZ CARLI, DIRETOR GERAL DA OKI NO BRASIL alta performance. Na área de Saúde, por exemplo, nosso destaque é a impressora C911MDI, modelo direcionado à impressão de documentação médica não-diagnóstica, que vem mantendo a liderança absoluta há mais de dois anos e meio”, finaliza. “O outsourcing de impressão, sem dúvida, é um caminho que muitas companhias estão adotando para atender suas demandas por impressoras e multifuncionais, mas é preciso que estejam atentas às inovações da indústria.”

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