Revista Graphprint - Edição 192

Mercado GRAPHPRINT jul/Ago 2019 16 Na comparação de 2017 e 2018, o setor edi- torial obteve uma queda real (considerando a inflação) de 4,5%, segundo um estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) juntamente com a SNEL (Sindicato Nacional das Editoras de Livros) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL). Além disso, a produção caiu 11%, ou seja, houve uma diminuição de 43,37 milhões de obras impressas. O cenário gerou consequências para grandes li- vrarias, que foram obrigadas a fechar as portas de Como editoras menores estão crescendo? Editora AlfaCon investe em sua expansão indo em direção contrária à grandes empresas do ramo diversas unidades. No entanto, editoras menores estão ganhando fôlego e indo na contramão do setor; este é o caso da Editora AlfaCon. Entre 2017 e 2018, a Editora apresentou um aumento de 27% em sua receita. Ho- je, a empresa que surgiu em 2014, tem capacidade de atender mais de 400 pedidos por dia, sendo de consumidores finais ou empresas. O centro de distribuição fica na capital paulista e tem capacidade de armazenamento para mais de 150 mil livros, que são entregues em todo o Brasil. A Editora, que surgiu a fim de suprir a demanda de materiais de alta qualidade na preparação para concursos públicos, vem expandindo o seu catálogo no âmbito educacional para: Enem, áreas jurídicas, ciências exatas, humanas e sociais. Em con- sonância com o movimento, a Editora investiu recentemente na compra dos direi- tos de best sellers internacionais, nos ramos de negócios e desenvolvimento pessoal. A tradução das obras já está em andamento, assim, no segundo semestre, as pratelei- ras das livrarias vão acomodar as mais novas versões de: Scalling Up, Great Leaders Have No Rules, Hooked e Indistractable. CONHECENDO AS ESTRATÉGIAS A estratégia é trazer títulos de grande relevância para o mercado brasileiro nas duas categorias que apresentaram aumento no faturamento entre 2018 e 2019. O tema “autoajuda” lidera com uma variação positiva de 39%, seguida pela “administração/ economia” com 21%, de acordo com dados do Grupo GfK e da Associação Nacional das Livrarias. “Escolhemos esse mercado devido ao seu potencial de crescimento, mas principalmente, por estar alinhado com nosso princípio empresarial fundamental: mudar a vida das pessoas por meio da educação”, explica Javert Falco, diretor. Outro fator que faz a diferença na ampliação é oferecer ao consumidor diferentes canais para compra. São mais de 250 lojas físicas, considerando livrarias e outros estabelecimentos. Esse fator é relevante quando observamos que entre 2018 e 2019 houve um aumento de 17,1% no faturamento em locais diferentes de livrarias. Além disso, as compras pela internet são extremamente relevantes para a marca, já que a Editora faz parte do grupo AlfaCon, empresa de educação e tecnologia espe- cializada em concursos públicos que possui mais de 2 milhões de alunos ativos em sua plataforma online. ESCOLHEMOS ESSE MERCADO DEVIDO AO SEU POTENCIAL DE CRESCIMENTO, MAS PRINCIPALMENTE, POR ESTAR ALINHADO COM NOSSO PRINCÍPIO EMPRESARIAL FUNDAMENTAL: MUDAR A VIDA DAS PESSOAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO”, EXPLICA JAVERT FALCO, DIRETOR. ENTRE 2017 E 2018,A EDITORA ALFACON APRESENTOU UM AUMENTO DE 27% EM SUA RECEITA. HOJE,A EMPRESA QUE SURGIU EM 2014,TEM CAPACIDADE DE ATENDER MAIS DE 400 PEDIDOS POR DIA, SENDO DE CONSUMIDORES FINAIS OU EMPRESAS.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=