Revista Graphprint - Edição 194

Papel GRAPHPRINT Nov/Dez 2019 22 Papirus amplia linha de produtos e renova logomarca Empresa amplia linha Vita, com papel que contém maior índice de material reciclado, e papel especial para fabricação de copos sem resíduo plástico. Previsão é incrementar vendas em 9% com os novos produtos AMANDO VARELLA, DIRETOR COMERCIAL E MARKETING DA PAPIRUS:“MUDAMOS NOSSA LOGOMARCA A FIM DE MOSTRAR QUE A PAPIRUS TEM HOJE TECNOLOGIA, CONHECIMENTO E UM PROCESSO ABERTO E TOTALMENTE CONTROLADO DE RECICLAGEM, COM UM CICLO QUE VAI DE 100% DE USO DE PAPEL RECICLADO ATÉ 100% DE PAPEL PRODUZIDO A PARTIR DA FIBRA VIRGEM.” A Papirus amplia a sua linha de produtos, simultaneamente à mudança de sua lo- gomarca, com o objetivo de reforçar seu compromisso com a sustentabilidade. São produtos como o Vitacycle, produzido com 30% de material reciclado pós-consu- mo, e o Vitacopo, voltado à produção de copos de papel com resina, mais fáceis de reciclar, e que atende à demanda crescente de substituição dos copos de plástico. Com perspectiva de incrementar suas ven- das em 9% em 2020 com os novos produ- tos, a Papirus também dá sequência ao seu plano de investimentos de R$ 25 milhões iniciado em 2017, a fim de ampliar sua capacidade produtiva e acelerar o processo de modernização dos equipamentos, com vistas à evolução da indústria 4.0. “Mudamos nossa logomarca a fim de mostrar que a Papirus tem hoje tecnolo- gia, conhecimento e um processo aberto e totalmente controlado de reciclagem, com um ciclo que vai de 100% de uso de papel reciclado até 100% de papel produ- zido a partir da fibra virgem. Somos uma empresa preparada para atender todas as demandas de papelcartão, cuidar de todo esse processo, inclusive da logística rever- sa”, destaca Amando Varella, diretor Co- mercial e Marketing da Papirus. OUTROS DADOS A Papirus produz anualmente 105 mil to- neladas de papelcartão, utilizado na fabri- cação de embalagens de diversos setores, destacadamente da indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética, atendendo mais 200 clientes diretos em todo o País - grá- ficas e convertedores -, e os quais forne- cem as embalagens para as grandes mar- cas. “Com a preocupação crescente sobre as questões ambientais, as grandes marcas buscam assegurar a sustentabilidade em todo o processo de fabricação de produtos, o que inclui as embalagens. E a Papirus se preparou para fazer isso de forma eficiente e completa, com capacidade de reaprovei- tar as embalagens e reduzir os resíduos”, destaca Varella. Atualmente, 40% da produção de papel reciclado é feita a partir de aparas e 60% de fibra virgem, e a Papirus fornece produ- tos com diferentes graus de índice de reci- clado, inclusive atuando até com 30% de papel pós-consumo, ou seja, papel usado que retorna diretamente para reciclagem por meio do sistema de logística reversa da empresa, amparado na atuação de coope- rativas parceiras. A linha de papelcartão de alta qualidade Vita ganha mais destaque no portfólio da Papirus, com o lançamento do Vitacycle - papel feito com 30% de material reciclado pós-consumo, além do reforço dos papéis Vitabarr, Vitablister, Vitaplus e Vitafree- zer e o lançamento do Vitacopo. “É uma linha que se autoalimenta em termos de sustentabilidade, pois podemos reciclar os produtos fabricados com fibra virgem pela Papirus”, observa Varella. NOVO SLOGAN E VALORES DA PAPIRUS A designação Vita passa a compor o novo slogan “Papirus, Somos Vita”, em substi- tuição ao anterior (Transformando Papel Transformamos Vidas), justamente para refletir os novos valores relacionados ao compromisso com a sustentabilidade, a flexibilidade para produzir papéis de acordo com a necessidade dos clientes e o DNA transformador. “A filosofia da empresa de se reinventar e construir soluções em conjunto, que carac- teriza sua atuação desde a fundação, ganhou ainda mais força com a mudança no modelo de gestão da Papirus. A empresa substituiu a figura do CEO pela gestão compartilhada de três diretores”, destaca Varella, ao expli- car que isto garantiu mais autonomia nas áreas de responsabilidade dos três diretores, e ainda mais agilidade e eficiência. “Este é o quarto ano de gestão compartilhada, o que tem nos permitido colher bons resultados e avançar nas estratégias de relacionamento com os clientes, que é um grande diferen- cial da Papirus, desenvolvendo inovações em conjunto”, completa ele.

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