Revista Graphprint - Edição 194

Equipamentos para impressão digital GRAPHPRINT Nov/Dez 2019 28 Imprimir, independente do meio, é fato, ato e ação Há, de acordo com a consultoria McKinsey, cinco elementos fun- damentais para o sucesso da transformação digital das empresas: ter os líderes certos e com experiência digital; efetuar a construção de capacidades para a força de trabalho do futuro; capacitar as pessoas a trabalharem de novas maneiras; dar as ferramentas diárias vitais para uma atualização digital e comunicar-se frequentemente por meio de métodos tradicionais e digitais. Na nova era empresarial entram em cena métricas, inteligência arti- ficial (AI) e aprendizado de máquina (machine learning). São pau- tas aliadas que buscam facilitar resultados positivos e que nutrem o Marketing e demais setores de uma empresa. É evidente que as mudanças são importantes e impactam no suces- so e no futuro da organização. Hoje os dados estão se tornando o principal ativo das companhias. Logo é fundamental crias condi- ções organizacionais para fazer pleno uso da capacidade de desem- penho oferecida pela tecnologia. E por falar em tecnologia entramos aqui no tema da matéria: im- pressão digital. Os empresários do setor já entenderam o poder de fogo e tomaram a atitude de unir o melhor dos mundos offset e di- gital. A famigerada convergência de impressão é realidade no mer- cado gráfico brasileiro e tende a aumentar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos clientes. Equipamentos digitais quebram barreira de produção, atuam em sinergia com a tecnologia offset e abrem novas frentes de negócios para as gráficas E o momento acaba sendo oportuno para aumentar os investimen- tos. Recente pesquisa realizada em todas as capitais por meio de a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que os brasi- leiros estão mais dispostos a comprar. Na comparação com 2018, aumentou de 23% para 32% o percentual de trabalhadores que investem em presentes. A época de festas de final, que tem o Natal como a data mais impor- tante para o varejo, impulsiona o consumo. Ainda de acordo com o estudo, 77% dos brasileiros devem presentear alguém. Esse mo- vimento de compra deve injetar cerca de 60 bilhões na economia. Ou seja, vai sobrar para a impressão. E dessa vez a expressão sobra é positiva e empolgantes. A EVOLUÇÃO DA IMPRESSÃO DIGITAL NO MERCADO BRASILEIRO Osvaldo Cristo, pré-vendas América Latina HP Indigo e PWP da HP acompanha de perto o posicionamento da impressão digital como complemento importante da produção de praticamente to- das as gráficas convencionais, mesmo que em diferentes intensida- des. “Não muito tempo atrás, a impressão digital era vista como um mercado muito específico e que impressores tradicionais não

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=