Page 32 - 90

Basic HTML Version

GRAPHPRINT JUN/09
32
acontece
no mercado
Presidente da International Paper participa do
conselho de administração da Amcham
O presidente executivo da International Paper do Brasil, Maximo Pacheco, foi novamente nomeado membro do
conselho de administração da Amcham, Câmara Americana do Comércio. A cerimônia de posse da gestão 2009
será no dia 19 de março, em São Paulo, junto com a comemoração dos 90 de atuação da Amcham no Brasil.
Esse conselho tem como desafio ajudar a Amcham em sua missão de fortalecer a atuação das empresas ame-
ricanas que atuam no País e a contribuir, positivamente, para elaboração de políticas públicas no Brasil e nos
Estados Unidos, com foco no desenvolvimento do comércio, dos investimentos e na cidadania empresarial.
A balança comercial da indústria gráfica no mês de fevereiro fechou ne-
gativa em US$ 727 mil. Desde agosto de 2007 esse resultado apresenta-
se mensalmente negativo. As importações alcançaram US$ 15,6 milhões,
e as exportações, US$ 14,8 milhões. As informações são do Departamen-
to de Estudos Econômicos (Decon) da Associação Brasileira da Indústria
Gráfica (Abigraf), com base em dados da Secretaria do Comércio Exterior
(Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Comparado com o mesmo mês de 2008, as importações diminuíram
46,8% em fevereiro. Em relação a janeiro de 2009, caíram 36%. No que
se refere às exportações em fevereiro, houve queda de 28,9% em relação
ao mesmo mês do ano passado. Comparado com janeiro de 2009, cres-
ceram 6,7%.
No âmbito das importações, os segmentos responsáveis pelo maior in-
gresso de produtos impressos foram: editorial (US$ 7,7 milhões), emba-
lagem (US$ 3,1 milhões), cartões impressos (US$ 1,9 milhão), impressos
promocionais (US$ 1,6 milhão) e etiquetas (US$ 675 mil).
Nas exportações, os segmentos que mais contribuíram com o resultado
foram: embalagens (US$ 5,3 milhões); cartões impressos (US$ 3,3 mi-
lhões); cadernos (US$ 2 milhões); produtos editoriais (US$ 1,9 milhão);
impressos promocionais (US$ 1,3 milhão); e etiquetas (US$ 703 mil).
No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o saldo da balança co-
mercial da indústria gráfica está negativo em US$ 11,2 milhões (importa-
ções de US$ 40 milhões e exportações de US$ 28,8 milhões); e no acumu-
lado nos últimos 12 meses, o déficit é de US$ 105,2 milhões.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Alfried Karl
Plöger, salienta que as gráficas brasileiras enfrentam condições de extre-
ma desigualdade em relação às concorrentes do exterior. “Pagamos im-
postos muito mais elevados e os juros mais altos de todos os continentes
na contratação de financiamentos, além dos pesados encargos sociais
e o preço dos insumos, invariavelmente maiores do que na maioria dos
países.”
Segundo Plöger, tais problemas têm-se agravado com a crise mundial,
pois o fator preço, num cenário recessivo, torna-se um diferencial compe-
titivo ainda mais relevante. “Nosso déficit comercial somente não é maior
graças ao elevado patamar de qualidade do produto gráfico brasileiro,
que nada deve aos melhores do mundo”, frisa o presidente da Abigraf.
Balança comercial da indústria gráfica tem déficit de US$ 727 mil em
fevereiro