Page 3 - 91

Basic HTML Version

3
GRAPHPRINT JUL/09
EDITORIAL
Você vem?
Fazer revista é mais ou menos assim: nós, da
editora, escrevemos matérias, buscamos anun-
ciantes, vasculhamos as novidades do segmento
e depois esperamos uma semana e mais alguns
dias para olhar e sentir – ninguém tirou ainda o
tesão do contato com o papel – como ficaram as
várias horas de gravação de entrevistas, aquele
bate-papo durante o evento ou aquele e-mail re-
cheado de respostas.
É o nosso jeito de viver o mundo revista. Sabemos
que os leitores também esperam por notícias; os
anunciantes aguardam o retorno da publicidade;
e os entrevistados, por reportagens leais, além
das imagens que dão vida ao veículo. Para nós,
cada fechamento é uma festa diferente, e mesmo
que vocês não percebam, são sempre convida-
dos de honra. Afinal, festa sem convidado...
Muito antes já sabemos, ao contrário de vocês,
de cor e salteado, assim como não sabemos a
tabuada, quais as notícias, os destaques, a en-
trevista principal, enfim, as páginas da vida da
GRAPHPRINT. Mesmo decorada, revisada, cozida
e frita, podemos errar quando não acertamos.
Invariavelmente o deslize só é achado quando a
revista chega à redação. Ossos do ofício. Vai me
dizer que nunca rodou um impresso errado?
Dessa vez, convidamos, entre outros, o pessoal
do segmento de acabamentos especiais. Elegan-
temente trajados, mostraram que os variados
tipos de acabamentos especiais conseguem ali-
mentar as peripécias dos profissionais. Um dos
convidados destaca a termolaminação e a lami-
nação, com adesivo ultravioleta. Ainda na mesma
festa, outro convidado lembra que novas máqui-
nas, mais rápidas e mais modernas, proporcio-
nam um resultado final de qualidade e um prazo
de entrega menor. A Heliocolor aproveita o ritmo
para comemorar seus 20 de atuação específica
no mercado de vernizes gráficos.
Embalados pela qualidade da imagem digital, na sala ao lado, nos encontramos
com a tribo do CtP. Caso ainda não possua um computer-to-plate, curta tranquila-
mente a festa que logo (agora) você terá um. Dentre todas as tecnologias existen-
tes, a térmica, de maneira unânime, é a mais usada e desejada.
A festa até que está correndo bem, a crise não falou de ninguém. Lá pelas bandas
do Paraná, a Corgraf, de Colombo, foi a campeã em número de troféus do 7º Prê-
mio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, realizado pela
Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Paraná (Abigraf-PR), com
apoio do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado do Paraná (Sigep). Andando
pelos corredores do saguão achamos o Branco, ou melhor, o Reciclato Branco,
lançamento da Suzano, com maior alvura e melhor reprodução da fidelidade de
cores.
De longe ouvimos comentários de que a Fine Papers participou da 27ª edição da
São Paulo Fashion Week e que a APP Brasil cresceu 20% no 1º semestre de 2009.
Curiosos, paramos para escutar outras novidade e descobrimos que as vendas
do setor de papelão ondulado, segundo levantamento da Associação Brasileira
do Papelão Ondulado, atingiram 186,6 mil toneladas em maio último, com cresci-
mento de 6,14% sobre abril de 2009 (175,8 mil toneladas) e queda de 6,45% em
relação a maio de 2008 (199,5 mil toneladas). A média diária foi de 7,464t/dia, em
maio (a melhor alcançada neste ano), 1,9% superior a abril (7,325t/dia).
O serviço de altofalante avisa que junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial (Senai), a VCP dissemina o “Programa VCP de Ecoeficiência na Gráfica”.
Paula Wright, analista de marketing de papéis gráficos da VCP, explica como o
programa auxilia gráficas e editoras a atuarem de acordo com os princípios da
ecoeficiência, que significa produzir mais com menos recursos da natureza.
Faz-se tarde, enfim. É hora de encerrarmos a festa do mês de julho. Sintam-se
convidados para a festa de agosto desde já. Afinal, não rara vezes o melhor da
festa é esperar por ela.
Fábio Sabbag