Page 42 - 91

Basic HTML Version

GRAPHPRINT JUL/09
42
acontece
no mercado
Entre os melhores
Tradicional empresa do setor gráfico paranaense, o Grupo Comunicare participa mais
uma vez do Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, que está
em sua 7ª edição. Realizado em 26 de junho, o evento, que reúne as principais empresas
do segmento do Paraná, é classificatório para o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica
Fernando Pini, premiação máxima do setor no Brasil.
A Comunicare participa este ano com 40 trabalhos, em 20 categorias. São peças como o
calendário da CR Almeida, a embalagem do Dolce di Pascqua da Icab, agenda da Comu-
nicare, cartaz do projeto Jazz, Som & Imagem e catálogo da empresa Triângulo. “Parti-
cipamos todos os anos porque consideramos o prêmio uma vitrine da produção gráfica
no Estado. Além disso, é mais uma oportunidade de estar presente no Fernando Pini,
o mais importante evento da categoria no País”, explica Raphael Manzoni, diretor da
Comunicare.
Fine Papers na 27ª
edição da São Paulo
Fashion Week
Em parceria com Mario Queiroz, estilista
e um dos organizadores do evento, a Fine
Papers faz o lançamento da linha de papéis
Classic Linen para o setor de moda. As peças
foram desenvolvidas pela divisão de projetos
especiais, a Fine Papers Projects, que ado-
tou a imagem mote da coleção do estilista,
que é uma orquídea, para as artes de con-
vite, embalagem e tags. A embalagem para
a joia exclusiva, presente do designer para
os convidados da primeira fila, tem formato
e abertura de flor, assim como do tag com
recortes especiais, ambos impressos em
serigrafia. Já o convite, arte desenvolvida
pelo designer gráfico Orlando Facioli, o qual
trabalha em diversos projetos do estilista, foi
impresso em digital.
Todos os principais materiais gráficos do
estilista usaram o novo Classic Linen Solar
White 270 g, papel branco da linha, agora
com textura em ambos os lados do papel,
ainda mais sensível ao toque e com trata-
mento para melhor performance gráfica em
papel desta categoria. Para o estilista o to-
que de Classic Linen era exatamente o que
ele procurava em papel para o convite com
a impressão da flor delicada que escolheu
para suas apresentações.
Café com leite
No mês de maio, 12 representantes de gráficas do Triângulo Mineiro visitaram São Paulo para par-
ticipar do TechDay organizado pela Heidelberg. Durante o evento, os gráficos estiveram na Print
Media Academy São Paulo, o centro de treinamentos e demonstrações da Heidelberg localizado
nas dependências da escola Senai Theobaldo de Nigris. Lá puderam ver em ação alguns equipa-
mentos de última geração na área de pré-impressão, impressão e acabamento.
Acompanhados pelo gerente da regional de Minas Gerais, Ricardo Vidal, e pelo representante de
vendas Celso Simões, os participantes visitaram três gráficas da capital paulista especializadas
no mercado promocional e editorial e que trabalham com equipamentos de um quarto e meia
folha. Além de ver as gráficas em pleno funcionamento, os clientes presentes ao evento puderam
tirar dúvidas e fazer perguntas sobre soluções e modelos de negócio de cada gráfica. “Desta
forma, é possível tomar como modelo negócios de sucesso para aplicar algumas soluções encon-
tradas por outros empresários na sua própria empresa, sem contar que o gráfico abre sua rede de
relacionamentos com colegas de outros Estados”, diz Vidal. Para a Heidelberg, esse intercâmbio
entre empresários gráficos é muito importante e já está preparando TechDays em outras cidades
brasileiras ainda este ano.