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GRAPHPRINT JUL/09
“A ecoeficiencia dentro da VCP é dividida
entre os cinco elementos vitais para a vida,
que são água, ar, terra, energia e pessoa.
Também são os cinco elementos que
usamos na produção de papel e celulose “
GRAPHPRINT:
Como surgiu a ideia de difundir o conceito de ecoefi-
ciência nas gráficas?
Paula Wright:
O programa surgiu há oito anos, quando sentimos a
necessidade de informar os produtores gráficos sobre o uso do pa-
pel, pois são eles que mexem e tomam a decisão do papel que será
impresso. São eles que passam e subsidiam a informação ao mercado
impressor. Os produtores gráficos são diferentes, têm uma vida muito
atribulada, sem horários predefinidos. Após muito esforço, consegui-
mos formar um grupo que foi muito bem-aceito e o trouxemos para
um momento de descontração, além, é claro, de trocar informações
entre si. Lidamos com os designers gráficos e produtores gráficos das
agências; são eles que precisam ter o conhecimento do papel. Já as
gráficas são nossos clientes diretos. Por isso, desenvolvemos uma
nova atuação e criamos o círculo para chegar às agências também.
Começamos com evento, teve um ano em que foi um passeio de trem,
e nos três últimos anos trabalhamos os temas cozinha e enologia, e no
ano passado foi esportes, por causa das Olimpíadas.
Agora em 2009 voltamos o assunto para a ecoeficiencia com o
intuito de dar uma revigorada no conceito, não deixar o pessoal
esquecer o que quer dizer a ecoeficiência e sua real importância.
Queremos mostrar ainda o que cada um pode fazer. Por exemplo,
todo mundo sempre fala o que a empresa faz para melhorar, mas é
difícil mostrar o que a pessoa física pode fazer dentro da sua casa
mesmo. A ecoeficiê ncia dentro da VCP é dividida entre os cinco ele-
mentos vitais para a vida, que são água, ar, terra, energia e pessoa,
e que também são os cinco elementos que usamos na produção de
papel e celulose; baseamo-nos dentro desses cinco elementos para
passar o conceito. Começamos com a água e sua importância para o
mundo, com alguns exemplos do que pode ser reduzido em casa, e
depois faremos com os próximos elementos.
GRAPHPRINT: E quais ações destacaria?
Paula:
A VCP lida com o conceito de produção mais limpa, que é
atrelado à ecoeficiência, há muitos anos. Não surgiu de um ano para
cá, mas também não divulgamos tanto quanto seria necessário. To-
dos os anos há grupos de trabalho voltados para produzir usando
menos recursos. Por exemplo, há estudo nas nossas fábricas de ce-
lulose e papel que reutiliza água. No próprio processo, reutilizamos
a água e o que não é usado, após limpar, devolvemos ao ambiente.
Constantemente buscamos novos conceitos. Os recursos energéti-
cos são parte do processo evidentemente, mas utilizamos menos
os não renováveis. Hoje, a matriz energética é mantida quase que
80% com recursos renováveis; geramos a nossa própria energia. A
fábrica nova de Três Lagoas (MS) foi elaborada a partir do ecodesign,
ou seja, sua construção permite, por exemplo, que onde há descarga
de produto químico o chão é impermeabilizado caso aconteça algum
vazamento. Para despejar cavaco a fábrica tem outro lugar com ca-
racterísticas próprias.
GRAPHPRINT:
O pessoal do mercado gráfico ‘compra’ a ideia da eco-
eficiência? As gráficas estão abertas?
Paula:
Querem; o próprio consumidor final deles exigem. O progra-
Dicas VCP para que todos possam ser ecoeficientes
Água: fechar a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba; não tomar banhos muito longos, ensaboar a louça com a torneira
fechada e depois lavar tudo de uma só vez; limpar as calçadas e o quintal com vassoura.
Ar: deixar o carro em casa um dia por semana; utilizar transporte público; manter os pneus dos carros calibrados corretamen-
te para evitar o consumo de combustível desnecessário.
Energia: utilizar ao máximo a luz natural; apagar sempre a iluminação em ambientes desocupados; instalar lâmpadas fluo-
rescentes, pois elas iluminam melhor, duram mais e consomem menos energia.
Terra: jogue o lixo no lixo; recuse embalagens desnecessárias; descarte pilhas e baterias corretamente; não derrame óleo
sobre o solo e sempre realize e incentive a coleta seletiva de lixo.
Pessoas: prefira as empresas amigas da criança; promova e divulgue atitudes ecoeficientes; faça ações voluntárias e tenha
consciência do mundo que nos cerca, valorizando a natureza e tratando-a com respeito.