Page 30 - 94

Basic HTML Version

SERVIÇOS
GRAPHPRINT OUT/09
30
A Gráfica Bandeirantes, uma das maiores do País, com 56 anos de atu-
ação e faturamento anual de cerca de R$ 70 milhões, acaba de criar o
BandBook, serviço de impressão de livros sob demanda via plataforma
web. O investimento da empresa no projeto é de R$ 3 milhões em sof-
tware e hardware.
Por meio do portal www.bandbook.com.br, já no ar, a Bandeirantes dispo-
nibiliza títulos de editoras clientes da empresa, viabilizando a compra de
um livro por meio de pedido eletrônico. A ordem de compra, mesmo que
se refira a um único exemplar de uma obra já esgotada, por exemplo, será
entregue em cinco dias no endereço desejado.
O objetivo da Bandeirantes com o portal é atuar com a impressão sob
demanda, de um a mil exemplares, de obras esgotadas, fora de circula-
ção, de baixa tiragem, emergenciais e experimentais, que são inviáveis
economicamente para as editoras se forem impressas em offset e comer-
cializadas pelos canais de venda tradicionais do mercado editorial.
O serviço da Gráfica Bandeirantes permite ainda às editoras a impressão
de novos livros na quantidade realmente vendida. Vale ressaltar que 70%
dos títulos das editoras não são autofinanciáveis, tornando-se muitas ve-
zes parte de encalhe. O novo serviço, portanto, diminui os riscos no ne-
gócio. Além disso, os custos atrelados ao armazenamento, ou o chamado
estoque, e distribuição dos livros deixam de existir para as editoras. No
caso da distribuição convencional, uma editora padrão tem custo de 50%
do valor de capa do livro nesta operação; no BandBook, este índice cai
para 35%, em média.
“As editoras que fazem do escopo do seu negócio vender livros estão
equivocadas. O seu efetivo core business é selecionar e vender conteúdo,
seja ele impresso ou eletrônico”, afirma Clineu Stefani Jr., diretor comer-
cial da Bandeirantes.
Novo serviço facilita edição de títulos
Anualmente, as editoras universitárias recebem centenas de originais de
obras acadêmicas para edição. Parte expressiva não é publicada devi-
do aos altos custos do processo convencional de impressão em offset.
A impressão sob demanda da Gráfica Bandeirantes faz com que esta
importante produção se torne acessível ao público. Assim, uma editora
acadêmica que tenha solicitações de mil novos títulos ao ano, se vender
apenas 100 exemplares de cada título pelo portal BandBook terá receita
adicional de 100 mil exemplares de obras que, anteriormente, sequer se-
riam publicadas.
Avanço da tecnologia
Com a evolução tecnológica, a qualidade da impressão digital que per-
mite a produção de livros sob demanda se tornou similar aos impressos
convencionais em offset. Além disso, o processo digital permite a im-
pressão de conteúdos variáveis e de segurança. Na Gráfica Bandeirantes,
equipamentos e insumos, bem como a qualificação de recursos humanos,
têm permitido que a impressão digital ganhe ainda mais qualidade.
No projeto BandBook, a Gráfica Bandeirantes utiliza equipamentos de
impressão digital de ponta, como máquinas HP Indigo 5500, Cânon BJC-
7000 e Océ 6250.
Lançamento oficial
No dia 5 de outubro, no Jockey Clube, em São Paulo, a Gráfica Bandei-
rantes lançou o portal BandBook. O evento contou com palestra de Lynn
Terhune, diretora global de impressão digital da editora John Wiley &
Sons.
Lynn Terhune possui mais de 20 anos de experiência em publicação. Nos
últimos 12 anos, ela comanda os negócios de impressão digital da Wiley.
Terhune foi criadora do programa da Wiley, de impressão sob demanda,
que possui hoje 11 mil títulos em seu catálogo americano (na subsidiária
do Reino Unido são mais 8,6 mil títulos no catálogo dentro do projeto de
impressão sob demanda). Em ambos os países, a editora imprime sob
demanda entre 40 e 50 mil unidades de livros. A empresa também é res-
ponsável pela logística de entrega do produto.
Terhune é autora do livro Print on Demand for Dummies (Impressão sob
demand para tolos), um guia da área. Ela integra ainda a lista do “50 Top
Women in Book Publishing” dos Estados Unidos.
A Wiley foi fundada em 1807. A editora atua no segmento de livros cientí-
ficos e técnicos. É a quinta maior editora dos Estados Unidos. Em um ano,
a empresa chega a publicar mais de 4 mil títulos.
A Publishers Weekly, dos Estados Unidos, divulgou em sua edição de 19
de maio de 2009 que, pela primeira vez, em 2008 a produção de novos tí-
tulos sob demanda naquele mercado havia superado a produção conven-
cional em offset. A impressão sob demanda teve expansão explosiva de
132%, contra queda de 3% no processo convencional. De 2002 a 2007, o
crescimento da impressão sob demanda no mercado dos Estados Unidos
teve um salto de 774%, contra 126% em offset.
Gráfica Bandeirantes
lança serviço inédito
Uma das principais gráficas do País cria serviço
na plataforma web integrando comercialização
e impressão sob demanda de livros.