Page 42 - 94

Basic HTML Version

Case
GRAPHPRINT OUT/09
42
Tecnologia impulsiona negócios da
Aerographic
Investimento em uma Ryobi 754, em 2007, e um
trabalho contínuo da MAN Ferrostaal foram
fundamentais para o sucesso.
Simone e André Gonçalves
Teixeira, sócios da Aerographic
Quando a Aerographic chegou ao ponto de
comprar uma impressora quatro cores surgiu
a primeira dúvida: qual seria a tecnologia mais
adequada para a empresa, que, até então, tra-
balhava com máquinas mono? Nessa época,
o representante de vendas da MAN Ferros-
taal para o Rio de Janeiro, Denílson Dias dos
Santos, já fazia marcação cerrada nos sócios
e irmãos Simone e André Gonçalves Teixeira,
mostrando que a Ryobi seria uma solução sob
medida para eles. “Mas comprar uma máquina
nova era uma decisão difícil para um pequeno
gráfico”, lembra André. Por isso, em um primei-
ro momento, a dupla estava mais propensa a ir
pelo mesmo caminho de um colega da área,
que havia adquirido uma impressora quatro
cores de outra marca. “Mas quando visitamos
sua gráfica vimos que eles estavam tomando
uma surra, levando até meia hora para acertar
um trabalho”, recorda-se Simone. “Naquele
momento decidimos pela compra da Ryobi”,
completa André.
Uma das preocupações constantes da equi-
pe MAN Ferrostaal é que o cliente receba um
equipamento sob medida para seu perfil de
negócios. No caso da Aerographic, a decisão
recaiu na Ryobi 754. “Como nossos serviços
são compostos de pilhas altas, este modelo
foi sugerido para que o impressor não en-
contrasse dificuldades nesse manuseio”,
explica Simone.
Em outubro a Ryobi 754 completa dois anos
de casa. Mas a mudança geral provocada pela
alta produtividade desta máquina foi notada
prontamente. “No início levamos um susto
porque a impressora era tão rápida que cumpria sua tarefa e ficava ociosa antes das 13 horas”,
diz Simone referindo-se ao acerto de 15 minutos. “Muito diferente de antigamente, quando nem
pegávamos alguns trabalhos para não corrermos o risco de descumprir o prazo.” Segundo ela,
também não havia qualidade suficiente para apresentar ao mercado. “Os trabalhos saiam com
variação de cor porque o papel travava e até acertar de novo já havia passado outro tanto de papel,
o que prejudicava o resultado final.”
Mas essas experiências ficaram no passado. O desempenho da Ryobi 754 trouxe novos clientes e
novas perspectivas à empresa. “Agora temos o que apresentar. Tanto que, em março, contratamos
um vendedor”, relata Simone, que também responde pelas áreas comercial e de produção. A Ae-
rographic, hoje com uma equipe de 50 colaboradores, atende agências de publicidade e tem entre
seus clientes empresas e instituições como Blockbuster, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Ipem
e Embelleze.
Apesar de nunca terem enfrentado problemas técnicos ou mecânicos com o equipamento, os
irmãos não conseguiram ficar longe do insistente Denílson. Não só porque a equipe MAN Ferros-
taal para o Rio de Janeiro, sob o comando do gerente-geral Jânio Coelho, realiza periodicamente
reuniões para analisar o desempenho da impressora, mas porque a família Ryobi vai aumentar
na Aerographic. “Tenho orgulho em dizer que conseguimos dar a entrada em uma Ryobi 924, que
chega em janeiro de 2010, mas porque optamos por esta data”, afirma André, que quer casar o
recebimento da nova impressora com a dobradeira Horizon folha inteira, também adquirida pela
empresa. Segundo André, uma das características da Aerographic é fazer investimentos respon-
sáveis. “Por isso decidimos por essas novas compras: nossa primeira Ryobi nos deu este aporte
financeiro para continuarmos crescendo.”