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PLOTTERS
GRAPHPRINT ED. 96
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O mercado de plotters no Brasil desenvolveu-se muito rapidamente e vem
exigindo soluções cada vez mais completas dos fabricantes de modo a
complementar ou substituir as tecnologias de impressão. Existe uma de-
manda enorme pela personalização dos produtos impressos, o que vai ao
encontro da impressão digital. A entrada de equipamentos de baixo custo
e qualidade no País se faz necessária, uma vez que a busca por excelên-
cia de produtos é uma premissa para a competitividade das empresas.
Dentro desse cenário, a Agfa, por exemplo, vem se destacando com a
linha de impressoras UV Anapurna, de alta resolução, que, conforme o
diretor de negócios da empresa, Carlos Henrique de Paula Leão, supera as
expectativas dos clientes mais exigentes. “Sem dúvida, o surgimento da
tecnologia UV, consolidada nos últimos dois anos, foi a grande revolução
tecnológica do segmento, porque permitiu abrir um extenso leque de pos-
sibilidades de produtos, evitando a briga pelo preço do metro quadrado
de impressão, que assombra as empresas do ramo. Mais do que isso,
a tecnologia pode ser utilizada por empresas de ramos completamente
distintos, como indústrias moveleira, calçadista e de brinquedos.”
O diretor da Agfa cita alguns fatores marcantes para o desenvolvimento
desse mercado, destacando a Lei Cidade Limpa, já em vigor na cidade
de São Paulo e que deve ser implementada em outras grandes cidades.
“O foco maior na mídia indoor de tamanhos reduzidos e vistos a curtas
distâncias é responsável por parte importante dos investimentos que as
empresas de comunicação visual fazem em equipamentos de impressão
Equipamentos trazem combinação de tecnologias e permitem
também impressão em diversos substratos.
Por Marcos Mila
de alta qualidade. Os eventos que o
País sediará nos próximos anos, como
a Copa do Mundo de Futebol e as
Olimpíadas no Rio de Janeiro também
aumentam as expectativas de cresci-
mento contínuo do segmento.”
O gerente de produto de grande for-
mato da Akad, Rogério Tuvetto, ob-
serva também que o desenvolvimento
de mercado foi muito acentuado nos
últimos anos após a massificação da
utilização de impressoras de gran-
de formato com tinta à base de sol-
vente. “O aumento da qualidade e da
confiabilidade desses produtos fez
com que os clientes substituíssem as
antigas impressoras à base d´água,
migrando para essa tecnologia.” Na-
valiação de Tuvetto, a Akad, nos úl-
timos anos, tem um histórico muito
positivo dado os excelentes resulta-
dos observados “graças ao pioneiris-
mo da Akad, que está desde 1991 no