Page 18 - 96

Basic HTML Version

Plotters
GRAPHPRINT ED. 96
18
na produção são pontos-chave para os clientes desse segmento.”
Ribeiro concorda que o mercado de grande formato tem crescido
consideravelmente nos últimos anos e a Canon tem aumentado
o seu portfólio de soluções com foco em impressão de grande
formato, seja ela traços ou artes gráficas. “O fato de os clientes
estarem cada vez mais exigentes quanto à qualidade dos produtos
e a integração cada vez maior entre diferentes softwares, que são
capazes de criar soluções completas, deve continuar impactando
positivamente este mercado.”
Inovação
Em dezembro último, a HP lançou a impressora Designjet L25500
com tecnologia de impressão à base de tinta látex, para comuni-
cação visual. Essa impressora, de acordo com o diretor de vendas
& marketing para design business, Luis Otávio Palácios, possibilita
a impressão de materiais indoor e outdoor com qualidade superior
ao solvente e ainda com possibilidade de impressão em novos
substratos, como poliéster não tratado e papel comum, que não
são compatíveis com a tecnologia de solvente. “Com isso, através
desta solução inovadora, conseguimos aumentar as possibilida-
des de aplicação do equipamento, reduzir custos de impressão
e usar tintas ambientalmente sustentáveis. Estamos também en-
trando com alguns novos produtos no mercado técnico a partir
do ano que vem, a fim de complementar o portfólio com produtos
menores e mais produtivos.”
Para a HP, o negócio de impressão de grande formato da HP Bra-
sil está entre as dez maiores operações dessa linha de produtos no
mundo. “Em alguns segmentos, alcançamos 91,5% de participação
de mercado, segundo dados do IDC. Oferecemos tecnologia de ponta
em todos os segmentos através de sistemas de impressão de grande
formato para mercado técnico, de provas e de comunicação visual.”
Palácios acredita que eventos no ano que vem, como Copa do
Mundo e as eleições, alavancam muito as vendas em comunica-
ção visual. “Mas, também, há uma demanda bastante aquecida
em construção civil e nos mercados verticais como óleo e gás,
mineração, além da indústria mecânica, que devem aumentar a
demanda no ano que vem.”
Valor agregado
Na opinião do supervisor do creative center da Roland DG, Willians
Lotti, mesmo com a menor demanda por plotters de recorte, o
mercado é muito grande e precisa ser mais explorado em outros
segmentos fora da comunicação visual. “De uns anos para cá, por
exemplo, o mercado de decoração que usa recorte em vinil cres-
ceu muito e está sendo cada vez mais explorado, considerando
que o prestador deste serviço pode obter um ótimo valor agregado
sobre o produto final, já que o custo de produção desse material é
relativamente baixo.”
Lotti analisa que o mercado de plotters de recorte sofreu uma
queda depois da popularização das impressoras jato de tinta de
grandes formatos, onde muitos trabalhos que eram feitos em vinil
recortado foram substituídos por impressão digital. “Para a Ro-
land, principalmente pelo motivo de termos equipamentos com
impressão e recorte conjugado, os consumidores acabam optando
por fazer um maior investimento e adquirem uma impressora da
linha VersaCamm, já que as impressoras dessa linha têm a opção
de só imprimir, só recortar ou as duas ações em conjunto.”
Em termos de tecnologia, Lotti garante que os equipamentos de
recorte da Roland estão muito bem servidos. “São plotters extre-
mamente confiáveis, desenvolvidos para trabalhar em alta produ-
ção além de agregar o software Cut Studio. Os plotters de recorte
e as impressoras Roland são totalmente compatíveis, de modo
que é possível imprimir em uma impressora Roland sem recorte e
em seguida efetuar com simplicidade o recorte no plotter.”
Novidades e destaques
Agfa
Anapurna M2 (160cm, 45mm). Imprime em substratos
flexíveis ( lonas, vinis, Canvas, papel ) e rígidos ( foam board,
PVC, Vidro, Acrílico, Madeira, Sintra, Couro, Azulejo, etc ). 6
cabeças Konica-Minolta: 1024 nozzles/h - droplet of 12 pl. 6
cores ( CMYK Lc Lm). 720x720dpi; 720x1440 dpi. 4 passadas -
720x720dpi - 23,5m
2
/h. 8 passadas - 720x1440dpi - 14m
2
/h.