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Balanço
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De acordo com o diretor geral da empresa, Reinoldo Poernbacher,
2009 foi o ano em que houve o auge e o declínio da crise financei-
ra mundial, período em que a Klabin viveu desafios e incertezas,
chegando agora a resultados melhores dos que os apresentados
desde o terceiro trimestre do ano passado. A empresa, segundo o
executivo, enfrentou a crise buscando controlar despesas fixas e
variáveis, reduzindo custos, mantendo atenção ao caixa e apos-
tando em novos produtos e mercados.
Poernbacher destacou como resultados vendas expressivas de
papel cartão no mercado externo a partir dos escritórios insta-
lados na Bélgica e, mais recentemente, nos Estados Unidos. Uma
das apostas da empresa é a diversificação de mercados e bus-
ca de novos clientes: “A Klabin está preparada para acompanhar
o crescimento de seus clientes em todos os segmentos em que
atua”, disse Poernbacher.
Neste final de 2009 a área de sacos industriais da Klabin vem
investindo em novos mercados, como o de farinha de trigo. Para
a área de kraft, são esperados novos produtos que já estão em
desenvolvimento - Kraft Saturação e Linha Premium TCF.
No negócio de embalagens de papelão ondulado, a Klabin está
acompanhando a curva ascendente verificada no setor, demons-
trada nos resultados de outubro anunciados pela ABPO (Associa-
ção Brasileira de Papelão Ondulado).
Klabin faz balanço de 2009 e anuncia
expectativas para 2010
A Klabin, maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil, anunciou,
em encontro com a imprensa, oportunidades vislumbradas para o próximo ano, além
de apresentar um balanço de 2009, em que completou 110 anos de atividades.
2010
Em 2010, a Klabin deve manter os mecanismos que a empresa
usou com sucesso para superar a crise, atenção ao caixa e redu-
ção das despesas fixas e variáveis.
A estratégia de crescimento da companhia a partir daqui, disse
Poernbacher, parte dessas premissas para dar impulso à redução
da dívida líquida e ao aumento da geração de caixa. “Ao mesmo
tempo desenvolveremos novos produtos para o mercado interno,
que é visto como promissor nos negócios de papéis, cartões, sa-
cos e embalagens. No mercado externo, buscaremos novos clien-
tes”, informou.
Como a companhia anunciou em novembro último, na divulga-
ção dos resultados do terceiro trimestre de 2009, a Klabin
projeta, em 2010, expandir as suas florestas em par-
cerias com terceiros, visando dar suporte à im-
plantação futura de uma fábrica de celulose
com capacidade anual de 1,5 milhão de
toneladas.