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GRAPHPRINT ABR/10
ENTREVISTA
O Grupo Positivo
O Grupo Positivo reúne empresas líderes nacionais nos três segmentos em que atuam: educacional, gráfico-editorial e de
informática. Iniciada na capital paranaense em 1972, hoje, a corporação conta com 7,5 mil colaboradores atuantes nos 26
Estados brasileiros (mais o Distrito Federal), além de manter negócios nos Estados Unidos e em países da Ásia, América
do Sul, África, Europa e Oriente Médio.
Na área educacional, o Grupo Positivo atende em sala de aula quase 10 milhões de alunos desde a educação infantil até a
educação superior, com produtos e serviços variados e com uma das melhores universidades particulares do País. Na área
gráfico-editorial, é responsável pela publicação do Dicionário Aurélio, pela distribuição de um Sistema de Ensino próprio a
escolas públicas e privadas do Brasil e do Japão, e pela impressão periódica de tablóides de algumas das maiores empre-
sas do varejo brasileiro. Na área de informática, possui a maior fabricante nacional de computadores.
Posigraf
Fundada em 1972 para imprimir o material didático das instituições de ensino do Grupo Positivo, a Posigraf foi considerada
a maior gráfica da América Latina nos anos de 2006 e 2007. Durante 10 anos consecutivos, a empresa foi classificada
como a maior do País no segmento de livros, revistas e impressos comerciais e promocionais pela Associação Brasileira
da Indústria Gráfica (Abigraf).
Reconhecida pelo mercado por seu comprometimento socioambiental e por sua proposta de serviços com qualidade,
tecnologia e bom atendimento, a Posigraf foi a primeira gráfica brasileira a conquistar a certificação ISO 14001 (em 2000),
além da certificação ISO 9001 (em 1997).
Em 2007, a Posigraf recebeu a certificação FSC (Forest Stewardship Council), que atesta que a madeira utilizada na fa-
bricação do papel é de origem controlada e gerenciada de maneira social e ambientalmente correta. Em 2008, a gráfica
conquistou o PEFC/Cerflor – selo que comprova que a Posigraf trabalha com fornecedores que utilizam matéria-prima
proveniente de florestas manejadas de forma sustentável. No mesmo ano, a Posigraf tornou-se também a primeira grá-
fica brasileira carbono neutro, oferecendo aos clientes a possibilidade de compensar as emissões de dióxido de carbono
geradas por seus impressos.
Com matriz em Curitiba e filial em São Paulo, a gráfica do Grupo Positivo tem representações em todo o Brasil e Mercosul,
além de possuir clientes nos Estados Unidos e no Japão. Instalada em um espaço de 50 mil metros quadrados na capital
paranaense, a Posigraf conta com 950 funcionários e possui um dos maiores parques gráficos de impressoras rotativas
do Brasil.
Revista Graphprint
-
A Posigraf se destaca também em sustenta-
bilidade. Quais as principais ações da empresa nesse sentido?
Giero Guimarães -
A Posigraf foi a primeira gráfica brasileira no
segmento de rotativas a conquistar o selo Forest Stewardship Coun-
cil (FSC), em 2007, e foi também pioneira nas certificações ISO 9001
(1997) e ISO 14001 (2000), além de obter o selo PEFC/Cerflor (em
2008), que atesta o uso de matéria-prima proveniente de florestas
manejadas de forma sustentável.
Hoje, um dos principais projetos da gráfica é o Carbono Zero Posi-
graf, que consiste na compensação das emissões de carbono dos
impressos produzidos na gráfica, por meio da preservação de uma
área florestal de 131 hectares na região da Lapa, no Paraná. A área
foi adotada pelo Grupo Positivo, em 2003, e hoje é utilizada também
para uma série de projetos envolvendo professores, estudantes e
colaboradores de suas unidades educacionais e de negócios.
A Posigraf também é idealizadora e patrocinadora da Certificação
Life (Lasting Initiative For Earth), que tem por objetivo o reconheci-
mento e certificação de organizações que desenvolvem ações volta-
das à conservação da biodiversidade.
Revista Graphprint -
Como foi o ano de 2009 para a Posigraf e
quais as perspectivas para 2010?
Giero Guimarães -
Nossas perspectivas são positivas, desde que
não haja nenhuma surpresa macroeconômica, como a última crise.
Anos de Copa do Mundo e eleições são tradicionalmente interessan-
tes para a indústria gráfica.