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Papéis Especiais
GRAPHPRINT ABR/10
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necessário permanecer atento a todas as tendências de mer-
cado, sempre acompanhando seu desenvolvimento. “Isso faz
com que a adaptação aos novos produtos seja mais eficaz. A
manutenção da qualidade, o treinamento e a atualização cons-
tante dos colaboradores também devem ser tratados como
prioridade para que qualquer empresa obtenha sucesso.”
No caso de papéis finos, o cenário vem mudando a cada ano e
as opções, tanto importadas quanto nacionais, têm sido cada vez
mais interessantes. Hoje, os profissionais de criação têm muitas
referências com graus de preço e sofisticação diferentes.
“O que pudemos perceber no caso da VSP, que tem foco na comer-
cialização de papéis finos e, por esse motivo, trabalha muito com
vendas fracionadas, foi o aumento da procura com destaque para
os lançamentos, o que mostra que a inovação permanece, prin-
cipalmente quando oferecemos itens diferenciados e com maior
valor agregado”, afirma Márcia Lima, do departamento de comu-
nicação e marketing da VSP Papéis.
Da mesma forma, o gerente executivo de estratégia e marketing da
Suzano acredita que a grande chave para a evolução do mercado
de papéis especiais é a inovação, assim como uma comunicação
centrada num público específico. “A Suzano busca acompanhar
as necessidades do seu público consumidor no que diz respeito a
uma exigência crescente por mais qualidade na hora de imprimir,
produtos focados num nicho de mercado e maior preocupação
com questões socioambientais. A maturidade e estabilidade eco-
nômica do mercado impulsionam o consumo de papéis especiais
e o Brasil está em evolução no consumo desse tipo de produto.”
Canela lembra que são diversos os setores possíveis para a apli-
cação de papéis especiais, sendo que os mais usuais são os seg-
mentos de papelaria, relatórios anuais corporativos, segmento
editorial e peças promocionais diferenciadas, onde o papel é parte
do conceito criativo, extrapolando as fronteiras de ser somente
um suporte de impressão. “Com a economia aquecida, todos os
segmentos podem usar esse tipo de produto para agregar valor
em suas peças de comunicação impressa, diferenciando-as das
demais”, diz o gerente da Suzano.
Para a gerente de produtos papéis finos da Antalis, Cláudia Pa-
trícia Ferreira, o mercado de papéis especiais tem hoje uma va-
riedade enorme de opções, viabilizando muitos projetos antes
impensáveis. “O desenvolvimento de novidades é constante e os
focos variados seguem o apelo tátil, ambiental, a evolução digital
e, como sempre, o diferencial estético. A Antalis hoje tem um papel
importante, uma vez que passou a ser responsável pela importa-
ção para o Brasil de diversos papéis especiais, trabalhando em
parceria com outros distribuidores a venda desses produtos ao
mercado, e tem como norte justamente a adequação desse por-
tfólio às necessidades do mercado brasileiro.”
Apesar da relativa “democratização” dos papéis especiais, devido
ao aumento da variedade de opções e de preços, Cláudia avalia
que esses produtos ainda atingem com mais força mercados de
luxo. A linha Curious Collection, por exemplo, foi reformulada com
orientação da expert em tendências Li Edelkoort, para atender às
demandas dos mercados automobilístico, de produtos de cuida-
do pessoal e cosméticos, de lingeries, moda, artigos de couro,
construção civil, jóias, entre outros. Por outro lado, lançamentos
da linha Rives e Neenah trazem reforços para o apelo ambiental,
crescente preocupação, principalmente do mundo corporativo.
“Acreditamos na retomada da economia e no consequente cresci-
mento dessas linhas. Por conta disso, estamos lançando novas re-
ferências e reforçando a divulgação das que já tínhamos. Também
estamos readequando alguns preços, negociando com fornecedo-
res para podermos impulsionar essa retomada”, informa Cláudia.
A coordenadora de marketing de papéis especiais para a América
Latina da Arjowiggins, Cynthia Cadrobbi, concorda também que o
mercado nacional vem se aprimorando a cada ano, inclusive com
novos usos dos papéis especiais. “Os designers, agências e clien-
tes finais estão cada vez mais procurando por diferenciação e não
há nada melhor do que abusar do uso das possibilidades ofereci-
das pelos papéis especiais. A Arjowiggins, líder nesse mercado,
busca se aperfeiçoar e inovar todos os anos, trazendo sempre
qualidade e sofisticação.”
Na opinião de Ronald Dutton, diretor comercial & marketing de
papéis finos para a América Latina da Arjowiggins, esses produ-
tos atingem como principal segmento o mercado promocional.
“Contamos com a Copa do Mundo e as eleições para impactar
positivamente esse setor, movimentando gráficas em todo o Brasil
e promovendo o aquecimento do mercado promocional. Com o
aumento também da utilização do marketing direto, cada vez mais
as empresas estão focando suas ações em públicos específicos
e dessa forma podem elevar o nível das comunicações, além de
atingirem quem realmente as interessa.”
Quem também cita o segmento promocional como o mais impor-
tante para os papéis especiais é o gerente comercial da Multiver-
de Papéis Especiais, Marcus Vinícius Borba de Melo: “Acreditamos
muito no segmento promocional, que tende a consumir um volu-
me cada vez maior. Os designers e publicitários seguem a tendên-
cia da sofisticação dos produtos impressos e buscam diferenciais
para agregar valor ao seu instrumento de comunicação. Seguindo
essa mesma linha, temos as malas diretas personalizadas, nas
quais o papel agrega valor, e também o setor de embalagens.”