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PRESTADORES DE SERVIÇOS
GRAPHPRINT ABR/10
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A terceirização dos serviços de pré-impressão ainda está sendo vantajosa para as gráficas de to-
dos os portes, principalmente no Estado de São Paulo, desde uma gráfica familiar mais enxuta até
gráficas mais estruturadas e mais equipadas, tendo em vista a facilidade de se encontrar parceiros
dispostos a atender bem e de estarem munidos de tecnologia de ponta.
Existem vários motivos para essa aceitação, e os mais comuns são: os custos mais acessíveis por
parte dos prestadores de serviço; os preços das chapas térmicas estarem caindo; a necessidade de
não investir altos valores em equipamentos que se tornam obsoletos em pouco tempo; e o não inves-
timento na especialização de pessoal, entre outros.
Segundo o estudo setorial da Abigraf publicado em 2009, as micro e pequenas empresas (aquelas que
possuem até 19 funcionários) representam 88,7% do contingente empresarial gráfico. “Dessa forma, acre-
dito que muitas dessas empresas necessitam de nossos serviços”, analisa o diretor comercial da Forma
Certa, Fabrício Lemos.
“Na terceirização, esses clientes eliminam problemas com custos fixos pela sazonalidade dos tra-
balhos, reduzem a folha de pagamento e, na Forma Certa, dispõem de equipamentos, workflow e
profissionais sempre atualizados 24 horas, sem custo adicional”, observa Lemos.
Competitividade
rentabilidade
A terceirização de serviços de pré-impressão para gráficas
continua como tendência, porém a guerra por preços tem
afetado a rentabilidade das empresas.
Por Marcos Mila
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