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Prestadores de Serviços
GRAPHPRINT ABR/10
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mercado, em razão do diferencial que elas têm em atendimento,
qualidade e inovações tecnológicas, como softwares de gerencia-
mento de cores, profissionais bem remunerados e com alto grau
de conhecimento e comprometimento para com o cliente. “Olhan-
do dessa maneira o cliente não se sente mais como um simples
cliente e sim como um ‘freguês’, que acaba gerando um círculo
de amizade inquebrável pelo fato de ambas as partes estarem
contentes e satisfeitas com os resultados”, argumenta Célia.
Fotolito
O fotolito é um dos produtos que já estão começando a ficar em
desuso na pré-impressão e está caminhando em sentido contrário
ao do CTP, segundo Fausto Jorge Borsato, também sócio e pro-
prietário da Artpress. “Mas ainda existe uma boa demanda, onde
as gráficas voltadas ao segmento editorial sempre optam por esse
recurso, ou de outros segmentos, quando há a possibilidade de
reimpressão.”
Outros produtos que são oferecidos pelos bureaus que também
estão se tornando obsoletos, conforme Borsato, são prova de pre-
lo, prova digital e escaneamento, pois estão sendo utilizados cada
vez menos e se tornaram obsoletos em pouco tempo em função
do surgimento de novas tecnologias. “Assim, cada tecnologia que
surge vem substituir em partes ou no todo os processos mais an-
tigos, como prelo por prova digital, prova digital sendo substituída
por prova virtual, escaneamento de originais por câmeras fotográ-
ficas digitais.”
Avanços e investimentos
Uma das novidades no segmento é a implantação da padroni-
zação por parte da pré-impressão de bureaus através da norma
ISO 12647, que trata de todos os elementos fundamentais, como
ganho de ponto, valores colorimétricos, equilíbrio dos neutros, so-
breposição de tintas, papéis etc., para que se atinja um resultado
satisfatório para as gráficas e para seus clientes.
Outra novidade é na área de impressão de baixas tiragens e im-
pressões personalizadas, como dados variáveis com processo de
impressão digital, que auxilia a gráfica numa situação em que o
seu cliente precisa de uma quantidade que não seja viável impri-
mir em máquinas offset.
Sylvio Serra, diretor comercial da Unigraph, acredita que, hoje, pela
queda das tiragens, o foco principal na pré-impressão é a rapidez
no atendimento ao cliente, investindo em tecnologia de ponta e
equipamentos de alta produtividade. “Como o nosso negócio é a
manipulação de arquivos digitais e a prestação de serviços às em-
presas gráficas, temos certeza de que muitas novidades vêm por
aí. E quando se fala de Unigraph – pois fomos a primeira empresa
de prestação de serviços em CTP –, sempre tivemos como objeti-
vo inovar e, no próximo mês, novamente a Unigraph vai revolucio-
Aloisio Mello, sócio e proprietário
da Tachion Bureau Digital:
“Sempre trabalhamos
com foco em
qualidade e tecnologia.
Acrescentamos a isso
um atendimento de alto
nível técnico, de forma a
manter o cliente tranquilo
quanto ao resultado final
de seu trabalho”
Jaime Odeli, sócio e gerente da
Prafotolito:
“Oferecemos
produtos e serviços
que correspondam
às necessidades e
expectativas do cliente,
oferecendo também
suporte profissional aos
nossos colaboradores”
Fabrício Lemos, diretor comercial
da Forma Certa:
“Na terceirização,
os clientes eliminam
problemas com custos
fixos pela sazonalidade
dos trabalhos, reduzem a
folha de pagamento e, na
Forma Certa, dispõem de
equipamentos, workflow
e profissionais sempre
atualizados 24 horas,
sem custo adicional”