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GRAPHPRINT ABR/10
Investimentos
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O segmento promocional começou a ser atendido com duas rotativas Cold Set. De-
pois, veio a rotativa Heat Set, um processo mais abrangente que permite o uso de di-
ferentes tipos de papéis, com qualidade maior e melhor definição de imagem. Como
as rotativas são máquinas indicadas para giros maiores e a empresa não queria
atender somente clientes médios e grandes, passou a trabalhar com as máquinas
planas, porém com tiragens menores para atender os pequenos varejistas. Agora a
Neo Graf quer diversificar sua carteira de clientes. “Queremos continuar atendendo
os supermercados, mas também produzir outros tipos de folhetos promocionais vin-
dos de agências, além de uma infinidade de materiais impressos. Com o equipamen-
to que temos hoje e mais o que estamos adquirindo da Alphaprint teremos condições
de pulverizar bastante o leque de produtos oferecidos”, acrescenta Oliveira.
Ao longo dos anos, o investimento da empresa esteve sempre voltado para a me-
lhoria da qualidade e dos serviços prestados. Quando começou, o trabalho de pré-
impressão era terceirizado. Para maior flexibilidade do processo, a pré-impressão
passou a ser feita pela própria gráfica, na época com fotolito. Recentemente, a opção
foi a introdução da tecnologia de CTP. “Hoje temos um grande ganho de qualidade e
agilidade no produto final com redução de custos, pois o processo eliminou a etapa
do fotolito”, ressalta Oliveira.
Além dos investimentos materiais, a Neo Graf não perde tempo e investe forte tam-
bém em mão de obra. Por ser uma empresa jovem, tem a característica de formar
profissionais. Seu quadro de funcionários tem, basicamente, formação interna. Al-
guns saíram do mercado de trabalho e tiveram na Neo Graf o primeiro contato com
uma gráfica. A maioria, no entanto, nunca havia trabalhado.
De acordo com Oliveira, ao identificar o potencial de um ajudante ou de uma recep-
cionista, como interesse, organização e dedicação, começa um processo de aprendi-
zado interno que leva a empresa à encaminhá-los, posteriormente, para instituições
de ensino e cursos de gestão, como o Senai e Senac. A qualificação acontece em
todas as áreas da gráfica, inclusive na gerência. “Acabamos de adquirir o Calcgraf,
um sofware muito conhecido no segmento gráfico, para nos ajudar a gerir a empresa
de forma mais eficiente, mais plena, e que nos ofereça mais informações da gestão
como um todo. Nossa preocupação é de profissionalizar a empresa cada vez mais”,
completa.
Com investimentos em novas tecnologias e equipamentos a Neo Graf pretende cres-
cer ainda mais no ramo gráfico. Para José André da Glória, diretor comercial da em-
presa, a aquisição do modelo Shinohara, da Alphaprint, vai permitir um incremento
em torno de 25% na produção como um todo. Em se tratando de máquina plana,
considerando a de quatro cores, o aumento da capacidade deve chegar a 200%,
“sem contar que é uma máquina nova, com processo de acerto otimizado, resultando
em menores gastos com papel, energia, água e tinta. Com isso, nos tornarmos uma
empresa mais sustentável, onde se trabalha com menos desperdício de recursos
naturais, uma das preocupações da Neo Graf”, explica o diretor comercial.
Feliciano Lemos Oliveira, diretor financeiro da Neo
Graf: “Queremos oferecer sempre um produto de
melhor qualidade para o cliente final, que atenda
às exigências e expectativas de uma agência de
publicidade ou de um cliente direto, com maior
fidelidade de cores e um registro perfeito”
José André da Glória, diretor comercial da Neo
Graf: “O novo equipamento vai otimizar o processo
de acerto de máquina, resultando em redução de
custos com papel, energia, água e tinta. Com isso,
nos tornarmos uma empresa mais sustentável, onde
se trabalha com menos desperdício de recursos
naturais, uma das preocupações da Neo Graf”
Máquina modelo Shinohara adquirida da Alphaprint