Kodak

Um salto na impressão de rótulos acabados

11/02/2009 - 00:02
Suzano implanta impressoras a laser em chão de fábrica, obtendo ganhos operacionais e redução dos custos com manutenção e insumos

Modernização de equipamentos, redução de custos anuais e aprimoramento dos processos de produção dos rótulos de produtos. Estes foram os principais benefícios alcançados pela Suzano, fabricante de papel e celulose, com a solução apoiada pela Simpress, provedora de soluções de impressão. A indústria – produtora de 510 mil toneladas de papel por ano – encontrou na Simpress um parceiro estratégico para a resolução de problemas que impactavam na qualidade e agilidade de produção de rótulos e embalagens. Com a solução apoiada pela Simpress, foi possível renovar o parque de equipamentos, substituindo as antigas impressoras matriciais por tecnologia de impressão a laser, o que agilizou e tornou mais eficiente a produção de rótulos, bem como aprimorou a qualidade final dos rótulos. Assim, a Suzano passou a disponibilizar para seu cliente final um produto com o rótulo mais elaborado e personalizado, ganhando competitividade no mercado através do reforço da marca Suzano. Também os códigos de barras se tornaram mais legíveis, facilitado inclusive processos relacionados à logística.

Outra demanda importante atendida pela Simpress foi a padronização de toda a impressão de embalagens, com a utilização da mesma arte final nas quatro unidades fabris da companhia. Por meio de uma solução de impressão dos rótulos através de Dados Variáveis, associado a plataformas de impressão a laser, a Suzano conseguiu simplificar e elevar a qualidade de seus processos de impressão, diminuir o tempo de impressão por rótulo e ainda reduzir a manutenção e quantidade de insumos para as impressoras. “A solução de Dados Variáveis permitiu a unificação dos rótulos das unidades industriais e com isso simplificamos o desenvolvimento dos rótulos. De vinte e sete programas envolvidos, conseguimos reduzir esse número para oito. Podemos dizer que a complexidade para manutenção ou futuras alterações dos nossos rótulos foi reduzida em 80%.”, explica Renan Ogava, consultor de TI da Suzano, destacando que apesar da redução do processo de desenvolvimento o intuito do projeto era de fortalecer os atributos que identificam a marca da Suzano. “Também notamos um aumento de velocidade de impressão das máquinas implantadas e da redução nos incidentes de manutenção. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, ressalta Ogava. Ao suprir as necessidades técnicas da indústria, a Simpress criou procedimentos preventivos, que reduziram as possibilidades de danos nos equipamentos. Além disso, os principais usuários das impressoras foram adequadamente treinados, evitando que as máquinas fossem mal utilizadas. “Com manutenção preventiva e treinamento correto dos usuários, conseguimos aumentar a durabilidade dos equipamentos, garantindo soluções de qualidade e sempre adequadas às especificidades de cada negócio”, explica Vittorio Danesi, diretor presidente da Simpress.

De acordo com Ogava, o projeto da Simpress quebrou paradigmas da Suzano, pois os surpreendeu positivamente. “Acreditávamos que as máquinas a laser, por estarem em chão de fábrica, demandariam muito mais manutenção do que elas realmente precisaram, quando foram instaladas em agosto de 2007. A solução da Simpress nos convenceu do contrário, e tem nos trazido excelentes margens de custo benefício”, conclui Ogava.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui