Kodak

Konica Minolta integra o Pacto Global das Nações Unidas

19/02/2009 - 00:02
A companhia japonesa passa a apoiar os dez princípios de respeito aos Direitos Humanos, Trabalhistas, Ambientais e Anti-Corrupção

A Konica Minolta Holdings, Inc. anunciou no dia 14 de fevereiro, em sua matriz no Japão, a assinatura do Pacto Global das Nações Unidas em apoio a dez princípios de respeito aos Direitos Humanos, Trabalhistas, Ambientais e Anti-Corrupção. A empresa responsabiliza-se a partir de agora a seguir as diretrizes do Pacto, com o cumprimento da ética da companhia e de disposições legislativas e regulamentares.

O Pacto Global é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotarem políticas de responsabilidade social, corporativa e de sustentabilidade. Inicialmente proposto pelo ex-Secretário Geral Kofi Annan, em 1999, e lançado oficialmente em 2000, o Pacto pretende promover um diálogo entre empresas, organizações das Nações Unidas, sindicatos, ONG´s e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável. Questões ligadas a problemas ambientais e disparidades sociais são discutidas por meio do exercício responsável de liderança criativa e da garantia de práticas de cidadania empresarial. Atualmente mais de 6.500 organizações já aderiram à iniciativa.

Alguns exemplos dos princípios do Pacto são: a certificação de que a empresa não é cúmplice em violações dos direitos humanos; a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; o incentivo ao desenvolvimento e a difusão de tecnologias respeitadoras ao meio ambiente; e o dever de trabalhar contra a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno.

Já em conformidade com as práticas sugeridas pelo Pacto Global, a Konica Minolta, Inc. foi, em 2008, reconhecida internacionalmente durante o encontro do G-20, em Hokaido, pela adequação aos requisitos de proteção ao meio ambiente da Agência de Energia e Recursos Naturais do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui