Kodak

Solução para o Projeto Nota Fiscal Eletrônica

19/02/2009 - 00:02
A RR Donnelley Moore e a TOTVS que atua no desenvolvimento e comercialização de software de gestão empresarial integrada e na prestação de serviços relacionados no Brasil, anunciam parceria para o lançamento do Moore Advantage - solução via web para empresas que precisam se adaptar ao Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), instituído pelo Governo Federal.

A Nota Fiscal Eletrônica tem validade em todos os Estados da Federação e a adaptação das empresas à nova regra vem sendo feita por etapas, conforme determinado e anunciado gradualmente pelo governo. Em dezembro último, a NF-e passou a ser obrigatória para fabricantes de automóveis, cimento, frigoríficos e atacadistas, fabricantes de bebidas alcoólicas e refrigerantes e de ferro-gusa, entre outros. E a partir de abril de 2009, será obrigatória para empresas que atuam nas áreas de bebidas, tintas, derivados de petróleo, autopeças, álcool, alumínio e fumo, entre outros.

Empresas fabricantes de cigarros; produtores, formuladores e importadores de combustíveis líquidos, distribuidores de combustíveis líquidos, transportadores e revendedores retalhistas também já se adequaram e utilizam a NF-e. Os prazos para adaptação de outros setores ainda serão anunciados pelo Governo.

Como sistema facilitador à adequação da obrigatoriedade, a solução Moore Advantage permite que a empresa tenha agilidade para se adequar à NF-e, gerando um arquivo eletrônico com as informações fiscais da operação comercial, assinado digitalmente, e que é enviado pela internet para a Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz). A NF-e, então, é impressa através do DANFE -Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, disponível nos formatos retrato e paisagem para impressão em máquinas laser ou matricial, de acordo com a escolha do cliente. “As pequenas e médias empresas não precisarão adquirir licenças de softwares ou servidores dedicados, pois o Moore Advantage possibilita a emissão de documentos digitais, com a validade jurídica garantida pela assinatura digital”, explica o diretor comercial da RR Donnelley Moore, Amilton Garrau.

Segundo ele, a solução oferece vários benefícios para facilitar o dia a dia dos empresários que precisam se adequar rapidamente para atender ao prazo de implantação do projeto estipulado pelo governo. “As empresas não precisam fazer investimento em hardware (micros e impressoras), pois a solução já contempla software e formulários, e inclui o suporte de mais de 400 consultores comerciais da RR Donnelley Moore em todo o processo de implantação e operação no novo formato. Mantemos uma rede de comercialização nacional especializada em nota fiscal há mais de 40 anos”, diz Garrau.

Outras vantagens e diferenciais de mercado do Moore Advantage são a atualização constante e permanente dos aspectos legais inerentes à NF-e via Datacenter, dispensando o envio de versões com atualização de softwares; o controle automático para entrada no processo de emissão em caso de contingência, alta performance e alta disponibilidade, adequada para qualquer volume de emissão; help desk disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana; layout determinado pelo Fisco nas versões para diversas impressoras, ativação no ambiente de homologação em até cinco dias úteis, checagem de dados; consistência nota a nota; armazenamento dos arquivos de NF-e no Datacenter da Totvs pelo período legal, entre outras.

Wilson de Godoy, da TOTVS, destaca a importância da união das empresas em oferecer ao mercado, além da tradição das marcas, uma vasta capilaridade, capaz de atender clientes do norte ao sul do país.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui