Kodak

Klabin investe R$ 20 milhões em projeto de energia limpa na Unidade Monte Alegre

04/03/2009 - 00:03
Empresa será a única do setor de papel e celulose a fabricar a substância tall oil, que pode ser usada como alternativa de energia limpa nas caldeiras e fornos.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, está investindo R$ 20 milhões na implantação de um sistema de produção de tall oil, subproduto do processamento de celulose de pínus, em sua Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Com isso, a empresa avança em seus projetos de produzir energia limpa, reduzindo o consumo de óleo combustível e, desta forma, a emissão de gases de efeito estufa, possibilitando também a obtenção de créditos de carbono em projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo).

Com o projeto, que tem conclusão prevista para o segundo semestre deste ano, a Klabin passa a ser a única empresa do setor de papel e celulose a fabricar o tall oil, que será usado para geração de energia elétrica, e também pode ser comercializado para ser usado na fabricação de breu, colas especiais e na indústria de sabões, esmaltes e tintas, entre outras aplicações.

Reconhecida internacionalmente como fábrica ecológica, a Unidade Monte Alegre da Klabin já se destaca na produção de energia a partir da utilização de biomassa, ou seja, dos resíduos de madeira originados da atividade florestal da Klabin e do Pólo Industrial de Telêmaco Borba. A fábrica também faz uso do metanol e do lodo obtido a partir do tratamento de efluentes como combustíveis alternativos.

“A produção de energia limpa é mais uma demonstração de que, independentemente do cenário, a Klabin não se desvia do caminho da sustentabilidade”, afirma o diretor industrial da Unidade Monte Alegre, Arthur Canhisares.

O gerente de Recuperação e Utilidades da Unidade Monte Alegre, Marcelo Gasparim, afirma que, além dos benefícios ambientais, o novo sistema de produção de tall oil trará melhorias no processo produtivo possibilitando melhor rendimento e maior estabilidade na fábrica. Hoje a auto-suficiência energética da fábrica chega a 70%.

A Unidade Monte Alegre possui as mais importantes certificações e premiações relacionadas à qualidade, meio ambiente e sustentabilidade. As florestas e a cadeia de custódia de produção de papéis são totalmente certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council), o Conselho de Manejo Florestal. A fábrica possui os selos ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (meio ambiente) e OHSAS 18001 (segurança e saúde ocupacional). Tem também a ISO 22000 (sistema de gestão para segurança de alimentos) e já recebeu premiações como o Prêmio ECO, na categoria Gestão Empresarial para Sustentabilidade e o Prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui