Kodak

Ultraprint investe em equipamentos representados pela Gutenberg

09/03/2009 - 00:03
A Gutenberg Máquinas e Materiais Gráficos, representante exclusiva da Komori no país, apresentou a impressora LSX 529+C, modelo lançado na Drupa, em open house realizada no dia 6 de março na gráfica Ultraprint, em São Paulo, que adquiriu esta impressora e também uma LS 840P+C. “Com as duas novas impressoras, mais velozes, pretendemos aumentar nossa produtividade em 30%”, prevê José Bispo da Silva, diretor da Ultraprint.

Na Drupa, a Komori foi o único fabricante a apresentar uma máquina offset com o processo cold foil acompanhado de gofragem (relevo) e vinco, simulando, portanto, o processo de hot foil como um todo - a impressora Lithrone SX29. A máquina estará em demonstração na Ultraprint, na versão cinco cores, com cold foil (película de douração a frio) em linha, verniz UV e gravação em relevo. A máquina tem um formato máximo de folha maior, de 61 x 75 cm. Este modelo é a mais recente atualização da série LSX29, as impressoras Komori mais bem-sucedidas desde seu lançamento na Ipex 2006. Traz ainda o sistema KHS-AI com Smart Sequence. Sua velocidade é de 16 mil folhas/hora.

A impressora LS 840P+C, também adquirida pela Ultraprint e em demonstração na open house, imprime oito cores no formato 72 x 103 cm, desde papel fino de 50 gramas até papel cartão de 600 gramas. Tem a característica única, desenvolvida pela Komori, de imprimir com três cilindros de duplo diâmetro para fazer a reversão tanto só frente como frente e verso. A impressora vem com um recurso tecnológico totalmente inovador: o PDC-SII, que permite fazer a leitura online ou offline da folha impressa pelo sistema densitométrico ou espectofotométrico, garantindo altíssima qualidade da primeira à última folha do serviço. Única impressora do mercado que roda 15.000 folhas/hora tanto na frente como frente e verso, a Lithrone S 840P vem com um novo alimentador com duas cintas de sucção, também desenvolvido com exclusividade pela Komori. Este recurso permite haver uma entrada de folha mais estável, resultando em melhor registro e menor parada de máquina.

As duas impressoras Komori contam com o novo sistema de iniciação rápida de impressão, inclusive para a alimentação de folhas na impressora, uma das principais inovações apresentadas pela Komori na Drupa. O KHS-AI torna ainda mais rápido o acerto da máquina e a troca de serviço, pois tem uma função de auto-aprendizado que memoriza qualquer mudança feita pelo operador. As máquinas Komori são produzidas com softwares para ter set-ups mais rápidos e menor desperdício de matéria-prima. As impressoras também incorporam o KHS-AI com Smart Sequence (sequenciamento inteligente), que permite a seleção para cada serviço de três fluxos automáticos pré-programados.

“Com a impressão sem álcool, há uma diminuição do consumo do produto e da poluição provocada pela evaporação do solvente. O sistema de molha sem álcool Komorimatic economiza 500 litros de álcool por ano”, explica José Fernandez, vice-presidente da Gutenberg. “Além disso, através da tecnologia de acerto rápido (KHS-AI com smart sequence), a Lithrone S40 reduz o consumo de uma média de 200 folhas por acerto para apenas 20, o que significa 1.000 árvores salvas por ano”. E ele acrescenta: “Komori e Gutenberg, qualidade para seus negócios e para o meio ambiente. É bom enfatizar que a Komori é a única fábrica do mundo que gera a sua própria energia: energia eólica, solar e térmica. A energia térmica é obtida através da queima de solventes que seriam dispensados no meio-ambiente”.

As máquinas LS 840P+C e LSX 529+C já estão operando. A Ultraprint também adquiriu as seguintes máquinas que serão embarcadas até o final de 2009: LS440+C – embarque previsto para fevereiro/09; LSX529+C+UV – embarque previsto para junho/09; LS 840P+C – embarque previsto para outubro/09. “Com estas máquinas a Ultraprint modernizará seu parque gráfico tornando-se uma das gráficas mais modernas do país”, afirma José Bispo da Silva. “A tecnologia das máquinas Komori aliada à experiência da Ultraprint tornará a gráfica mais ágil e competitiva, além da alta qualidade que a gráfica fornecerá a seus clientes”.

A Ultraprint, fundada em 1963, está localizada em uma área privilegiada de 15.000 m2 com uma estrutura totalmente projetada para otimizar seus trabalhos. Construída em prédio climatizado, com umidade e temperatura controladas para estoque de papéis e total controle sobre todas as etapas de impressão, oferece qualidade reconhecida no mercado em todas as etapas de seu trabalho: pré-impressão, impressão e acabamento.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui