Kodak

Exemplo de manejo florestal sustentável

11/03/2009 - 00:03
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Parque Florestal São Marcelo da International Paper (IP), localizada ao lado de sua fábrica, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, foi qualificada como um caso com aspectos exemplares pela FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação da ONU - em virtude das práticas de sustentabilidade consideradas em seu plano de manejo florestal. Essa foi a avaliação que a IP recebeu da FAO que destaca em seu projeto "Em busca de casos exemplares de manejo florestal sustentável", modelos que sirvam de referência para divulgação de boas práticas de manejo florestal sustentável. O objetivo dessa iniciativa é contribuir para construção e o fortalecimento de políticas florestais nos países de América Latina e do Caribe.

"Essa qualificação, além de refletir o efetivo compromisso da empresa com a sustentabilidade, nos indica que estamos no caminho correto quanto a nossa estratégia de manejo florestal sustentável", afirma o gerente Florestal da IP, Robson Laprovitera.

A RPPN Parque Florestal São Marcelo da International Paper, foi a primeira unidade de conservação no Estado de São Paulo a adotar o reflorestamento com alta diversidade de espécies nativas, segundo os critérios da Resolução Estadual SMA-047, lançada em 2003. Desde então, pesquisas ambientais em biodiversidade são desenvolvidas no local, unindo aspectos de ecologia florestal e de interação entre plantas e animais, visando avaliar a sustentabilidade do ecossistema florestal a longo prazo. Foram estabelecidas parcerias com universidades e instituições de pesquisa, em especial com o Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, que também trabalha no compartilhamento das informações com a sociedade, por meio de teses e workshops.

A classificação de manejo florestal "com aspectos de exemplaridade" destaca situações em que os conceitos do manejo florestal sustentável estão bem aplicados na prática, vendo-se refletido tanto nas condições em que se encontra a floresta, como nos benefícios gerados aos seus proprietários e à população em geral. O caso da RPPN da IP será incluído em um livro a ser publicado pela FAO, que irá contemplar demais casos de manejo florestal sustentável na América Latina e no Caribe.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui