Kodak

Precisão e rapidez na elaboração dos orçamentos

24/03/2009 - 00:03
Em setembro do ano passado, o jornal Meio & Mensagem divulgou uma pesquisa realizada com 50 dos principais diretores de criação e produtores gráficos do país sobre o setor gráfico. Entre os resultados, a análise levantou o que seria para eles a gráfica ideal e, como já era esperado, a agilidade nos orçamentos foi um dos itens mais citados.

Para responder a essa demanda, as gráficas dispõem agora de uma ferramenta online para facilitar o cálculo de custos, não só simplificando o processo quanto tornando-o mais preciso e seguro. Trata-se do módulo de orçamento GLink, software que prepara e envia os orçamentos em poucos segundos, a partir dos dados fornecidos pelo vendedor ou representante comercial.

Versátil e descomplicada, a ferramenta permite que o vendedor faça o orçamento via Internet em qualquer lugar onde haja uma conexão de banda larga. Através de login e senha, ele acessa a página do GLink, visualizando informações restritas à sua empresa. O sistema apresenta opções de vários perfis de produto e solicita os detalhes do trabalho: tiragem, cores, formato, papel, gramatura e acabamentos. A gráfica é quem especifica quantas e quais variáveis deseja incluir no orçamento, conforme suas características de produção e o mix de produtos que oferece. Em segundos, o GLink acessa o banco de dados da gráfica — que pode estar no servidor da própria empresa ou alocado no servidor da Calcgraf —, faz o cálculo e apresenta o fechamento de preço com várias possibilidades de negociação. A gráfica pode preferir que o cálculo passe primeiro pelo crivo do orçamentista e então seja liberado para o vendedor, ou mesmo estipular um limite para o envio direto do orçamento para o representante. “A gráfica continua tendo total controle sobre os orçamentos e passa a oferecer à sua equipe de vendas o acesso através de notebooks, netbooks ou smartphones”, afirma Rosana Blasio, diretora da Calcgraf.

Várias outras opções de customização estão disponíveis, possibilitando que o GLink simule todas as condições com as quais a gráfica trabalha no dia-a-dia. Margem de desconto exclusiva para cada vendedor, cotações em separado para acabamentos especiais que são terceirizados, além de regras automáticas e específicas. Por exemplo, a gráfica pode determinar que o sistema trabalhe com custos diferenciados de papel, hora-máquina e margem de lucro em se tratando de impressos de alto volume.

Rosana Blasio comenta que o custo do GLink é acessível mesmo para empresas de menor porte. O módulo de orçamento via Internet leva apenas algumas semanas para ser implantado, tempo necessário para a parametrização do sistema e estruturação do banco de dados. O GLink também pode ser usado por gráficas que não têm o sistema de gestão da Calcgraf. Para as gráficas que já trabalham com o GPrint da Calcgraf, o GLink ganha novos recursos. O vendedor pode rapidamente visualizar a situação do cliente com a gráfica, tanto com relação ao estágio de produção de uma peça quanto no que se refere a notas fiscais emitidas, títulos em aberto etc. O sistema é capaz, ainda, de disparar uma ordem de produção direto para a gráfica quando um orçamento é aprovado.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui