Kodak

Professores da rede municipal de Salto participarão da Oficina de Cinema e Vídeo

07/04/2009 - 00:04
O curso habilitará os professores a produzir vídeos de 1 minuto, formato popular de produção em vídeo entre os jovens, desenvolvendo as técnicas de linguagem audiovisual e aplicando-as em sala de aula.

Nos próximos dias 14, 15 e 16 de abril acontecerá no Centro de Educação Municipal de Salto V a “Oficina de Cinema e Vídeo: um minuto, muitas histórias” para os professores das escolas municipais da cidade, a partir das 17h45. O curso, inteiramente gratuito, será ministrado pelo cineasta Beto Sporkens por meio do patrocínio da Arjowiggins, realização da Imágica Audiovisual e apoio da Secretaria de Educação de Salto e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Programa de Apoio a Cultura.

Os participantes aprenderão as técnicas para produzir um vídeo de 1 minuto e desenvolver a linguagem audiovisual para levar este conhecimento a sala de aula. Este formato de vídeo tornou-se popular entre os jovens e já existem festivais para “produtores” de até 15 anos de idade.

"A Secretaria Municipal da Educação está apostando muito nesse projeto maravilhoso, o qual trará para os professores e, conseqüentemente, para nossos alunos, um conhecimento maior sobre a produção de vídeo, novas tecnologias, além de difundir entre os mesmos o contato com a cultura e o cinema nacional. É importante ressaltar que a empresa Arjowiggins muito tem contribuído com nossa cidade, especialmente com as crianças, trazendo até nós projetos que muito enriquecem o trabalho em sala de aula." Endossou Taísa Gasparini Rizo do Departamento de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação de Salto.

“Estamos apoiando este projeto em comemoração aos 120 anos da fábrica de Salto. A oficina faz parte de um projeto maior que é a produção do documentário “Kronos Frame – as crônicas do tempo” que abordará as diferentes percepções do tempo, inclusive do ponto de vista do astronauta Marcos Pontes, único brasileiro a ir para o espaço. Na empresa o tempo é um precioso recurso. Há 120 anos as inovações aconteciam em um determinado ritmo. Hoje, estamos em um ritmo acelerado buscando otimizar cada minuto para oferecer produtos e serviços de qualidade e satisfazer o cliente.“ relatou Rosane Berttolino, gerente de recursos humanos da Arjowiggins.

O projeto prevê ainda uma palestra do astronauta Marcos Pontes sobre o tema, concurso cultural para os estudantes e uma sessão especial do documentário. “Kronos Frame – Crônicas do Tempo” é um projeto de Documentário de Longa Metragem para Cinemas (e posteriormente TV e Home Vídeo) que entra em cartaz a partir de 2010. O filme é uma colagem de histórias curtas, em formato de crônicas com diferentes estilos, ritmos e estéticas narrativas sobre personagens, percepções, objetos e conceitos relacionados ao “Tempo”. Propondo a visão de uma megalópole (São Paulo), como um organismo vivo sendo observado através de um grande microscópio, o filme mostra uma visão diferenciada de "filme ambiental" para propor aos espectadores uma experiência sensorial, abordando personagens como Velocistas, Presidiários, Indígenas, Relojoeiros, Cientistas, Físicos e ate um Astronauta; sujeitos a aspectos culturais, ambientais e psicológicos diversos que provocam uma diferença radical na percepção e vivência subjetiva da “passagem” do Tempo. Conceitos como os do físico Albert Einstein, do filosofo Friedrich Nietsche e do geógrafo Milton Santos permeiam estas historias, fazendo do filme uma divertida e inusitada mistura de cinema, ciências e filosofia.

Ao se tornar APOIADORA CULTURAL do filme, que ganhou Certificado de Mérito Cultural do Programa de Apoio a Cultura, a Arjowiggins se beneficiou de uma serie de atividades sócio-culturais dirigidas ao público de Salto que conta, além da Oficina de Vídeo “1 Minuto, Muitas Historias”, com uma Palestra do Astronauta Marcos Pontes, um dos personagens do filme, exibição do filme e um Concurso Cultural estudantil com o tema Tempo.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui