Kodak

ABNT investe no Exponorma 2009

09/04/2009 - 00:04
Com a proposta de disseminar a normalização técnica a todos os setores produtivos do País, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vem promovendo desde 2007 o Exponorma, evento que reúne congresso, seminários, minicursos e uma exposição com a participação de empresas que adotam normas em seus produtos e serviços. A edição de 2009, com o tema “Normalização, Inovação e Competitividade”, acontecerá nos dias 13 a 15 de outubro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

A inovação envolve produtos, processos e até modelos de negócios, caracterizando-se por causar um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita das empresas, entre outros aspectos. “A utilização de normas técnicas torna-se fundamental nas iniciativas inovadoras, oferecendo orientações e requisitos para que as organizações se mantenham alinhadas às exigências de qualidade e sejam mais competitivas em um contexto global, principalmente nestes tempos de crise econômica e enormes desafios”, comenta o presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Pedro Buzatto Costa. O Exponorma 2009 tem como objetivo principal conscientizar a sociedade da importância da normalização para a inovação e competitividade. Desde a primeira edição, o evento destina-se também a marcar o Dia Mundial da Normalização, celebrado no dia 14 de outubro por todos os organismos que elaboram normas técnicas. O público encontrará no Exponorma um congresso com intensa programação, palestras técnicas gratuitas e uma exposição. Ali estarão, por exemplo, estandes de empresas com demonstração de produtos e serviços que atendem às normas técnicas, ilhas setoriais lideradas por entidades de classe que participam do processo de normalização, ilhas temáticas de 200 m2 a 300 m2, abordando assuntos como meio ambiente, turismo, acessibilidade, responsabilidade social e segurança e saúde etc. e estandes institucionais de órgãos públicos e privados.

Em todas as atividades oferecidas no evento, o público poderá conhecer um pouco da experiência do Brasil em normalização, metrologia e avaliação da conformidade. A edição de 2008 atraiu mais de 1.000 visitantes e a ABNT está investindo para superar expressivamente este número, contando para isso com o apoio de tradicionais parceiros. Já foram convidadas as seguintes organizações: Eletrobrás, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Petrobras, Sebrae, Senai, Banco Real e Bradesco, entre outros.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui