Kodak

Sun Chemical ajuda a proteger área natural no sul do Brasil

15/04/2009 - 00:04
Rio que atravessa propriedade ajuda a proteger recursos hídricos de Prudentópolis – PR.

Desde 2005, a fabricante de pigmentos e tintas para impressão Sun Chemical do Brasil, ajuda a proteger uma área de 40 hectares de Floresta com Araucária no município de Prudentópolis, a 207 km de Curitiba, no Estado do Paraná. O projeto é realizado em parceria com a organização não-governamental Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) para manter a área que é um dos poucos remanescentes de um ecossistema ameaçado e tem uma ligação muito forte com a vida das pessoas que vivem na região.

A Floresta com Araucária é um ecossistema associado à Mata Atlântica e encontra-se ameaçado de extinção. Típico do sul do Brasil, hoje restam poucas áreas com as características originais (sem ter sofrido interferência) dessa formação florestal muito relacionada à cultura e história dos brasileiros que vivem no sul do país. No Estado do Paraná, por exemplo, dos quase 8 milhões de hectares que existiam, conforme estudos de 2001 financiados pelo Ministério do Meio Ambiente, encontra-se hoje menos de 60 mil hectares – aproximadamente 60 mil campos de futebol –, o que corresponde a menos de 1% de uma cobertura florestal que praticamente dominava as paisagens do Paraná (cobria mais de dois terços do território do estado).

Além da beleza de paisagens e da grande relevância biológica de ecossistemas que abrigam um grande número de plantas e animais – alguns encontrados somente na Floresta com Araucária e outros ameaçados de extinção – áreas naturais têm grande importância para a qualidade de vida e para a economia. Ambientes em equilíbrio geram benefícios conhecidos como “serviços ecossistêmicos”. Trata-se da geração de mecanismos que dependem da natureza e do funcionamento dela para existirem e servirem como condições essenciais da sobrevivência e de sustentação dos sistemas produtivos.

Exemplos de serviços ecossistêmicos são a polinização de campos de agricultura (feita por insetos que vivem em áreas naturais), conservação de solos, equilíbrio climático, fornecimento de matérias-primas, descoberta de novos alimentos, de medicamentos e de tecnologias a partir da realização de pesquisas científicas. Outro exemplo deste tipo de serviço prestado pela natureza, talvez o mais importante, é o fornecimento de água. Ambientes naturais têm papel fundamental no ciclo hidrológico, que vai do armazenamento das águas da chuva até a manutenção de rios que irão abastecer represas de estações de tratamento de água ou até mesmo barragens para geração de energia.

No caso da propriedade protegida com apoio da Sun Chemical do Brasil em Prudentópolis - PR, seus benefícios para a região são evidentes. Por abrigar ecossistemas em bom estado de conservação – com ocorrência de mais de 270 espécies de aves e 20 mamíferos nativos da região –, a área permite a manutenção da boa qualidade da água do pequeno riacho que atravessa propriedade e irá desaguar no rio São João, que por sua vez chegará a um rio maior, o Ivaí, um dos mais importantes do Paraná. A proteção da área em Prudentópolis beneficia, ainda, seu entorno direto. Plantios de milho e feijão, por exemplo, podem tornar-se mais produtivos graças à disponibilidade e qualidade da água na região, da proteção de solos e até mesmo controle natural de pragas.

Esta é mais uma ação do Programa MAPE da Sun Chemical do Brasil. “Meio Ambiente”. A Sun Chemical é uma empresa que sempre levou muito a sério as questões de responsabilidade ambiental e social. Nosso objetivo é contribuir com a sustentabilidade: “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Para agirmos desta forma, precisamos considerar três áreas importantes que devemos cuidar: capital meio ambiente - o planeta; capital pessoas e sociedade; capital economia e valor.

Com base nisto, foi criado o Programa MAPE (Meio-Ambiente, Pessoas, Economia) com o objetivo de alinhar as ações de sustentabilidade já existentes e há muito tempo praticadas, aos conceitos existentes, dividindo os escopos no tripé de sustentabilidade: Meio Ambiente: Responsabilidade do produto, Preservação de Recursos Naturais, Eco-Eficiência; Pessoas: Apoio às comunidades próximas de nossas fábricas, apoio às entidades/instituições, Geração de Emprego e Valorização dos Colaboradores; Economia: Impactos econômicos, governança, ética, conformidade, garantir o retorno do capital.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui