Kodak

Máquina da Voith Paper passa a operar na IP

15/04/2009 - 00:04
A nova fábrica de papel da International Paper, instalada em um complexo industrial a 30 quilômetros de Três Lagoas (MS), já conta com máquina da Voith Paper para a fabricação de papel. O start-up ocorreu na primeira semana de fevereiro.

O escopo de fornecimento incluiu pacote mecânico e elétrico (Process Line Package) de equipamentos e serviços que englobou: planta de químicos, preparação de massa, sistema de aproximação, máquina de papel de imprimir e escrever, rebobinadeira, auxiliares, sistema de controle da máquina, eletrificação, tanques e torres, tubulação, montagem, treinamento com o CBT (Computer Based Training), o qual contempla simuladores de processo, animações gráficas, e-learning, comissionamento e start-up.

A principal particularidade do projeto foi a execução de baixo custo, sem comprometer o objetivo do cliente de fabricar papel de qualidade. Este conceito até deverá ser implantado em outros países, onde o grupo International Paper possui operações.

Hoje, a fábrica, que contou com um investimento de US$ 300 milhões, sendo US$ 102 milhões investidos somente em 2008, encontra-se em fase de otimização. O início das operações foi realizado em 12 de fevereiro com o marco da primeira bobina de papel vendável. Ao todo, a unidade espera gerar 220 empregos diretos e 100 terceirizados.

A Fábrica Três Lagoas é um dos maiores investimentos do grupo no segmento de papel de imprimir e escrever, desde 1993, fora dos Estados Unidos. A planta será responsável pela produção de copy paper 75 g/m2 da marca Chamex. A IP possui mais duas unidades no Brasil, instaladas em Mogi Guaçu e Luiz Antônio, no interior de São Paulo.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui