Kodak

HP reescreve a economia na impressão de etiquetas de produtos com impressão digital de alto volume

15/04/2009 - 00:04
A impressora digital HP Indigo WS6000 reduz os desperdícios, armazenamento e obsolescência com menos impacto ambiental em comparação à impressão analógica.

A HP anuncia a disponibilidade comercial de uma impressora digital de alto volume que ajuda fabricantes de bens de consumo e embalagens, gerentes de marketing de produtos e outros administradores de marcas de produtos a aumentarem a eficácia do marketing e a reduzirem custos e impacto ambiental em toda a cadeia de suprimento de etiquetas de produto. A combinação de velocidade, formato e fluxo de trabalho digital otimizado da nova impressora digital HP Indigo WS6000 oferece vantagens distintas sobre a impressão analógica convencional de etiquetas, termoencolhíveis e outros tipos de embalagem.

A impressão digital de alto volume e alta qualidade ajuda os executivos a tornar suas cadeias de suprimento mais eficazes em relação ao custo, com a redução significativa do tempo até o mercado e do desperdício por obsolescência. Além disso, as empresas de conversão de etiquetas e embalagens que atendem aos proprietários das marcas podem reduzir o desperdício enquanto oferecem maior eficiência a seus clientes ao mover a produção para um ambiente just-in-time que diminui as necessidades de armazenamento e estocagem.

“A HP está revelando os benefícios de lean manufacturing, ou produção enxuta, para os fabricantes de bens de consumo embalados, além de oferecer um custo por etiqueta competitivo”, afirma Alon Bar-Shany, vice-presidente e gerente geral da divisão Indigo, HP. “Complementando o sucesso da impressora digital de etiquetas líder do setor, a HP Indigo WS4500, o novo modelo WS6000 oferece uma combinação de qualidade, rápida produção e flexibilidade que permitirá aos nossos clientes buscar novas oportunidades de receita.”

A impressora digital HP Indigo WS6000 imprime a 30 metros por minuto no modo de quatro cores e é compatível com uma ampla variedade de mídias – de substratos de embalagens flexíveis passando por mídias de etiquetas e termoencolhíveis a materiais de cartão. A impressora foi projetada para ser mais eficaz em relação ao custo que outros processos de impressão flexográfica usadas na produção de etiquetas e embalagens para trabalhos de até 4.000 metros lineares, um número que representa cerca de 80 por cento das impressões de etiqueta. “Nos últimos anos, a impressão digital tornou-se rapidamente uma nova tendência no processo de produção de etiquetas, de forma lucrativa e com baixa tiragem. Com a introdução da nova HP Indigo WS6000, a impressão digital está avançando para uma operação de impressão industrial de etiquetas de maior lucratividade, com melhor desempenho e de média tiragem”, disse Mike Fairley, diretor de desenvolvimento estratégico para a Tarsus Expositions and Publishing’s Label Group. “A WS6000 parece ser a solução de produção ideal para os conversores no mundo competitivo em relação ao custo atual.”

Os conversores de etiqueta que instalaram agora a HP Indigo WS6000 estão experimentando novas oportunidades de produção para fazer a transição da fabricação da flexografia tradicional para a digital, de maneira a obter maior eficiência. As impressoras HP Indigo são as únicas soluções digitais de embalagem e etiqueta que usam tintas de cores pontuais Pantone verdadeiras, e são as únicas impressoras digitais de embalagem e etiqueta oferecendo emulação de quatro, seis e sete cores pontuais Pantone, dando aos conversores a capacidade de atender às exigentes demandas de cores dos clientes.

As impressoras HP Indigo, que já são amplamente usadas no setor de conversão de etiquetas, atendem ou excedem às rígidas exigências de qualidade dos proprietários das marcas. Nos últimos dois anos, as etiquetas impressas nas HP Indigo receberam prêmios de qualidade em competições do setor, que também julgaram itens feitos em impressoras flexográficas e offset.(1) Com a qualidade comprovada e a maior produtividade agora oferecida, as habilidades dos conversores com a nova HP Indigo WS6000 estão chamando cada vez mais atenção das principais empresas de bens de consumo embalados. “A HP Indigo WS6000 é uma tecnologia que mudará verdadeiramente o setor. Com frequentes mudanças na parte gráfica e alta complexidade das SKUs, a tecnologia digital pode reduzir drasticamente a velocidade até o mercado para etiquetas e outros materiais de embalagem impressos” disse Michael Ferrari, diretor adjunto, Corporate Research and Development, The Procter & Gamble Company. “Conforme o trabalho de conversão de etiqueta e embalagem se torna cada vez mais digital, empresas como a P&G podem melhorar a experiência do cliente trazendo com eficiência uma maior variedade de projetos para as prateleiras, garantindo que mais consumidores tenham a percepção dos benefícios de um determinado produto e de suas qualidades.”

Projetada para a produção de alto volume aproximando-se do nível de impressão feito em impressoras flexográficas, o comprimento de repetição maior da HP Indigo WS6000, de 980 mm, permite maior produtividade e custos mais baixos por etiqueta. As novas ofertas da HP Indigo Print Care no modelo WS6000 ajuda os usuários a obterem um notável tempo de produção através de ferramentas de diagnósticos avançados, solução de problemas e comunicação remota. A impressora usa o HP SmartStream Labels and Packaging Print Server, da EskoArtwork, que aproveita a tecnologia de fluxo de trabalho líder do setor para processamento eficiente de arquivos e recursos de cores notáveis, enquanto habilita processos de produção, como repetição e imagem com dados variáveis.

A HP Indigo WS6000 possibilita a produção economicamente acessível de várias SKUs para produtos, uma vantagem estratégica chave no mercado varejista. Com marketing de várias SKUs, os executivos de produtos podem empregar mais diversidade nos desenhos usados nos produtos, atendendo a maior variedade de gostos distintos dos clientes. A primeira empresa norte-americana a instalar a impressora, a Innovative Labeling Solutions (ILS) de Hamilton, Ohio, está expandindo substancialmente seu negócio com a oferta de maior volume de etiquetas de alta qualidade, embalagem flexível e cartão, o que permite a todos os níveis de fabricantes de bens de consumo comercializar suas marcas de maneira economicamente acessível e eficaz.

“Como é mais econômica que a flexográfica nessa ampla variedade de trabalhos, o número de empresas que pode tirar proveito da impressão digital cresceu quatro ou cinco vezes com a WS6000”, afirmou Jay Dollries, presidente e CEO, Innovative Labeling Solutions. “A impressora não só oferece a todos os executivos a capacidade de aumentar o índice de vendas como imagens diferentes e atraentes para cada sabor ou variedade de um produto, o que possibilita que empresas médias possam competir eficazmente, na prateleira, com etiquetas de qualidade fotográfica que, de outra forma, poderiam ser muito caras para imprimir usando a flexografia.” A Stratus Packaging Group, a produtora de etiquetas e materiais de embalagens flexíveis líder da Europa, também está entre as primeiras empresas a instalar a HP Indigo WS6000. A impressora foi instalada no centro de produção digital da Stratus em Martin de Limoges, na França, e está sendo usada para oferecer serviços avançados, como criação de versões e produção com mudança rápida.

“O volume das tiragens de impressão digital tem aumentado constantemente nos últimos três anos”, disse Isidore Leiser, presidente, Stratus Packaging Group. “As novas capacidades de produção da HP Indigo WS6000, combinadas com a alta qualidade tradicional das impressoras HP Indigo que já temos, chamaram imediatamente a nossa atenção e nos permitiram atender ainda mais às necessidades de nossos clientes.”

As impressoras digitais oferecem uma vantagem adicional e significativa em relação às impressoras flexográficas tradicionais graças a sua habilidade de imprimir diferentes imagens a cada impressão, em comparação à repetição de imagens estáticas gravadas em chapas de impressão. No setor de etiquetas e embalagens, esse recurso possibilita a serialização de código de barras em uma etapa, onde cada etiqueta ou embalagem carrega um identificador único, que possibilita o rastreamento da distribuição e ajuda a inibir a falsificação e o desvio de produtos. A inserção de dados variáveis para rastreamento e acompanhamento dos produtos é especialmente útil na fabricação de etiquetas farmacêuticas. Alguns governos nacionais e estaduais em todo o mundo já estão programando a obrigatoriedade de rastrear e acompanhar a embalagem de drogas controladas nos próximos anos.

A Nosco, de Gurnee, Estado do Illinois, um provedor líder de etiquetas e embalagens farmacêuticas seguras, está produzindo etiquetas, embalagens flexíveis e embalagens blister em sua nova impressora digital HP Indigo WS6000. Isso oferece as vantagens da impressão digital para um conjunto mais amplo de clientes, que usavam apenas a flexografia devido às demandas de volume. “A WS6000 é um dispositivo de impressão digital altamente produtivo para embalagem, mudando significativamente o jogo ao permitir que a impressão digital avance de pequenas para médias tiragens”, afirmou Craig Curran, diretor de iniciativas estratégicas, Nosco. “Somos capazes de ganhar novos negócios e crescer significativamente nossa operação de impressão digital.” Mais informações sobre a impressora digital HP Indigo WS6000 estão disponíveis em www.hp.com/go/labels.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui