Kodak

Diário de S. Paulo mais vibrante e moderno

17/04/2009 - 00:04
Explorando a bicromia e elementos visuais, o jornal paulistano chega às bancas a partir de 26 de abril de logotipo e cara nova

A partir de 26 de abril, o Diário de S. Paulo, do grupo Infoglobo, chega às bancas literalmente repaginado. O jornal vai adotar um novo projeto gráfico que o tornará mais vibrante, moderno e dinâmico para os leitores, adequando sua identidade visual ao conteúdo editorial da publicação. As mudanças começam no logotipo, que terá um fundo com as letras vazadas em branco. As cores preta e vermelha serão mantidas para afirmar a ligação do jornal com a cidade de São Paulo. As transformações se estendem às cabeças de todas as editorias, que foram redesenhadas explorando a bicromia. Ou seja, cada editoria terá duas cores que irão identificar visualmente suas matérias. O objetivo é explorar as tonalidades, deixando o jornal ainda mais atraente.

As maiores transformações podem ser percebidas no caderno de Esportes. As matérias vão ter mais elementos visuais como infográficos e estatísticas, visando a agilidade da leitura, e seu formato passará a ser tablóide, tornando o manuseio ainda mais ágil. A previsão do tempo, muito lida pelos paulistanos, vai ganhar mais destaque e trará informações úteis para os leitores. Outra novidade é o espaço voltado para internet, com chamadas para os blogs e seções do site do jornal.

O Diário vai adotar a fonte Amplitude, mais arrojada, de ótima legibilidade e criada em 2003 especialmente para jornais impressos. "Nosso foco é atender o paulistano e estas mudanças refletem isto. Com a utilização de elementos visuais, novas cores e fontes, pretendemos facilitar a leitura e tornar o jornal mais atraente e dinâmico para o leitor", explica Luiz André Alzer, editor-chefe do Diário de S. Paulo.

O projeto foi desenvolvido pela editora de arte do jornal, Renata Maneschy, e coordenado por Alzer. De acordo com ela, foi vantajoso fazer a criação internamente devido ao conhecimento profundo que a equipe tem sobre as necessidades da publicação: "Fizemos um projeto pautado na realidade, buscando a adequação da linguagem gráfica à editorial, que há algum tempo passou por mudanças", afirma a editora, responsável pelos projetos gráficos da Revista Diário Dez! e da nova Revista O Globo e vencedora de quatro prêmios Esso de criação gráfica.

O site do Diário de S. Paulo (www.diariosp.com.br) foi inspirado na modernização gráfica do jornal. Em formato de blog, com uma linguagem simples e dinâmica, também explora a bicromia e os elementos visuais que poderão ser conferidos no impresso a partir do dia 26 de abril.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui