Kodak

International Paper investe em capacitação de pessoas

27/04/2009 - 00:04
A International Paper contratou mais de 220 profissionais, grande parte da região de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, para início das operações da fábrica de papel

Desde o início da construção de sua nova fábrica de papel no município de Três Lagoas, MS, em 2007, a International Paper (IP), com objetivo de desenvolver a mão-de-obra local para a unidade, fechou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai - Mato Grosso do Sul). Essa parceria resultou em dezenas de cursos de qualificação de trabalhadores do próprio município e da região. Somente para a fase de operação, a empresa investiu em quatro cursos técnicos: técnico de papel, com 120 vagas, e 30 vagas dos cursos técnicos de Manutenção (que compreendem os cursos de Técnico em Elétrica, Técnico em Instrumentação e Técnico em Mecânica).

Os cursos tiveram duração de dez meses, com carga horária de oito horas por dia. Neste período, os alunos aprenderam desde princípios básicos de matemática, física, química, português, meio ambiente, até detalhes do processo de fabricação de celulose e papel, com ênfase neste último processo, envolvendo temas como refinação, formação, prensagem, secagem, bobinagem, etc.

Dos 150 alunos, 90% foram contratados pela IP e, como profissionais da companhia, deram prosseguimento ao processo de qualificação. Eles tiveram a oportunidade de receber treinamento nas duas unidades em operação: Mogi Guaçu e Luiz Antônio, ambas localizadas no interior do Estado de São Paulo e ainda receberam treinamentos específicos ministrados pelos principais fornecedores. Os novos colaboradores utilizam recursos avançados como ´web training` e simuladores, nos quais tiveram a oportunidade de simular o processo real de produção de papel, antes mesmo do início das atividades de comissionamento da nova fábrica.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui