Kodak

Report Carbono Zero é lançamento do ano na Inglaterra

27/04/2009 - 00:04
Produto da Suzano Papel e Celulose foi eleito o melhor lançamento do segmento de papel em 2008, segundo a SOPX, principal feira de produtos de escritório no País.

A Suzano Papel e Celulose teve o Report Carbono Zero reconhecido como o melhor lançamento do ano passado no segmento de papeis para escritório. A seleção, feita pela Stationery & Office Products Show em Londres, garantiu à empresa o SOPX New Product of the Year Award. O Report Carbono Zero é o primeiro papel de escala industrial fabricado no Brasil cuja emissão de carbono resultante do processo produtivo será integralmente compensada com o plantio de árvores.

Atenta às preocupações relacionadas à sustentabilidade do planeta e aos potenciais efeitos do aquecimento global, a Suzano aderiu ao Programa Carbon Free, promovido pela ONG Iniciativa Verde e que integra o Programa de Recuperação das Matas Ciliares da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Ao optar pelo Report Carbono Zero, o consumidor contribuirá para a recuperação das matas ciliares em áreas devastadas. As emissões de carbono deste produto serão integralmente compensadas com o plantio de 5,3 árvores por tonelada comercializada no mercado interno e 6,1 árvores por tonelada para o mercado externo em áreas de recuperação da mata ciliar do Rio Faxinal, no município de Porto Feliz, interior de São Paulo.

Essa vegetação é fundamental para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento de rios, lagos e represas e impedindo o aporte de poluentes para o meio aquático. Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura; e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.

Com essa iniciativa, a Suzano estende ao consumidor o seu compromisso com o meio ambiente e oferece a ele a oportunidade de compensar as emissões de carbono do papel que utiliza, contribuir para a recomposição da Mata Atlântica e garantir a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações. O novo papel é destinado ao mercado externo, com o nome Report Carbon Neutral, e já está disponível para vendas em todo o mercado Europeu. “Ainda esse semestre levaremos esse produto para o mercado norte-americano”, afirma Leonardo Grimaldi, gerente executivo da Unidade de Negócio Papel da Suzano.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui