Kodak

Heidelberg divulga vencedores do Prêmio Eco Printing Award 2008 para impressão ecologicamente correta

05/05/2009 - 00:05
Heidelberg divulga vencedores do Prêmio Eco Printing Award 2008 para impressão ecologicamente correta Os vencedores da primeira edição do Heidelberg ECO Printing Award foram conhecidos durante uma cerimônia na Print Media Academy de Heidelberg.



Foto: Dick Kouwenhoven – Canadá e Eco Printing Award - Kazuhisa Yoshida – Japão





A Heidelberg lançou no ano passado a primeira premiação internacional para impressão offset ecologicamente correta e sustentabilidade. O prêmio total é de 50.000 euros, dividido em duas categorias, “Sustainable companies” e “Forward-looking solutions”.

Dick Kouwenhoven, dono da Hemlock Printers, no Canadá, recebeu o prêmio ambiental para a gráfica mais sustentável e 30 mil euros; e Kazuhisa Yoshida, dono da Yoshida Printing, do Japão, recebeu o prêmio para a solução mais inovadora e 20 mil euros.

Cinco jurados internacionais selecionaram os dois vencedores dentre 52 inscritos de diversas partes do mundo. Os prêmios foram entregues pelo jurado Archim Schorb, do Heidelberg Institute for Energy and Environmental Research (IFEU), e os membros da Diretoria Administrativa da Heidelberg, Dr. Jürgen Rautert e Stephan Plenz, junto com os certificados e os cheques durante cerimônia na Print Media Academy, em Heidelberg.

O porta voz do juri, Archin Schorb, explicou que a gráfica canadense foi escolhida porque desde os anos 70 se preocupa com questões ambientais, adotando políticas, linhas de direção e metas que envolvem todos os processos da empresa - desde a matéria prima, os 240 funcionários e até grupos preocupados com questões ambientais. Um desses grupos, por exemplo, tem como objetivo verificar se os critérios de sustentabilidade estão sendo mantidos.

A gráfica desenvolveu ainda uma política que encoraja os consumidores a optar por papel reciclado ou com o selo FSC. Além disso, a empresa repassa seu conhecimento sobre o assunto em palestras e seminários por toda a América do Norte.

Os jurados foram unânimes ao apontar a gráfica japonesa como a vencedora na categoria que reconhece a solução mais inovadora. O conceito “fresh-print”, que facilita a produção com tiragens e velocidades menores teve um impacto positivo no meio ambiente e foi visto como uma solução impressionante que pode ser aplicada em toda a indústria gráfica. Esta solução harmoniza as demandas com os critérios para proteção ambiental, consumo de energia e menor desperdício, gerando maior valor agregado aos clientes.

A estrutura anual de trabalhos, por exemplo, é formulada detalhando o número de cópias de um catálogo em conjunto com seu preço. Os catálogos são impressos na exata quantidade requerida, permitindo que as mudanças em produtos e preços sejam atualizadas em prazos curtos, incluindo a próxima quantidade de impressos. Isso minimiza o desperdício de papel e trabalho causado por catálogos obsoletos que ficam armazenados na gráfica, deixando o cliente, a gráfica e o ambiente satisfeitos.

Além deste conceito, a Yoshida, que possui 67 funcionários, também diminuiu de três para dois turnos sem reduzir a quantidade de trabalho produzida, graças a uma estratégia que mudou o jeito que o trabalho é organizado e ao investimento em tecnologia. Além de evitar que o funcionário trabalhe durante a noite, a gráfica economiza 16% no consumo de energia. Em conjunto com um fabricante de tintas, a gráfica ainda trabalha para otimizar a velocidade de secagem do papel, diminuindo desperdícios e tempos de acerto.

A Heidelberg criou este prêmio para encorajar gráficas de todo o mundo a fazerem seu trabalho com consciência ecológica. “Fiquei impressionado com o número de gráficas que participaram e, acima de tudo, a qualidade do que foi apresentado. Isso mostra que muitas gráficas desenvolvem soluções criativas para atingir um sucesso sustentável e econômico”, diz Dr. Jürgen Rautert, membro da Diretoria Administrativa da Heidelberg.

O prêmio ambiental é focado no uso de recursos e energia de forma sustentável, proteção climática e práticas conscientes de preservação em seus negócios. As empresas e soluções vencedoras serão referência para toda a indústria gráfica e poderão incentivar outras empresas a adotar essas soluções. A Heidelberg planeja uma edição do prêmio a cada dois anos e, além da premiação, criou em seu site na internet uma área dedicada a questões ecológicas. Para acessá-la basta entrar em www.heidelberg.com/eco.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui