Kodak

Jornal do Commercio de Pernambuco moderniza pré-impressão

05/05/2009 - 00:05
Depois de obter a certificação ISO 9001:2000, empresa atualiza parque gráfico com nova linha de CtP e workflow Agfa Graphics.

Investir para atender as novas demandas do mercado de jornais. Foi com este pensamento que o Jornal do Commercio foi buscar sua modernização, consolidando sua força no mercado editorial de Pernambuco. A empresa acaba de instalar duas linhas de CtP :Advantage DL e a versão 6.0 do :Arkitex, ambos da Agfa Graphics. Um investimento que teve como principal avalista a parceria de mais de dez anos entre as empresas. “Somos parceiros Agfa há mais de dez anos na compra de insumos. Construímos um relacionamento profissional e de credibilidade que nos proporciona segurança”, explica Sátyro Gil, Diretor Industrial do Jornal do Commercio.

O jornal tem hoje uma inegável força no mercado e é também um modelo de empresa de comunicação no Nordeste. De acordo com dados do Instituto Verificador de Circulação - IVC, há 16 anos ininterruptos, o Jornal do Commercio é líder de circulação em Pernambuco e tem a maior carteira de assinantes entre os jornais impressos desta região. A busca por novas tecnologias e montagem de um parque gráfico condizente com a nova realidade de seus negócios levou o jornal a busca pelo ISO 9001:2000, que garante Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade.

Na esteira das novidades propostas pelo Jornal do Commercio estava prevista a troca dos equipamentos de pré-impressão. Assim, a Agfa foi a primeira companhia consultada quando o jornal decidiu modernizar sua linha de pré-impressão, substituindo sua antiga tecnologia por duas linhas CtP :Advantage DL e um workflow :Arkitex 6.0, a última versão do programa mais usado por jornais de todo mundo e que é o primeiro Arkitex rodando em Virtualização no Brasil. Para completar, a empresa adquiriu também uma furadeira e dobradeira de chapas Nela, totalmente compatível com as soluções Agfa.

“Dentre os fornecedores que participaram do processo de concorrência, todas com reconhecida competência e larga experiência na tecnologia CTP, foi com a Agfa quem conseguiu atender à itens como credibilidade, tecnologia, assistência técnica e condições comerciais de maneira mais satisfatória”, continuou Sátyro Gil.

Carlos Eduardo Britto, gerente de tecnologia do Jornal do Commercio, explica que a adoção da virtualização de servidores começou a ser estudada em maio de 2008. Foram mensurados impactos positivos e a possibilidade de crescimento. Em dezembro o projeto foi aprovado, e hoje temos o workflow :Arkitex 6.0, composto de três RIPs e os módulos, Producer e Director em ambiente virtual rodando em um storage. “Somos o primeiro jornal do país e talvez da América Latina a colocar a versão 6.0 do :Arkitex em ambiente virtualizado. O :Arkitex terminou sendo nossa primeira solução virtualizada, mas os demais sistemas críticos serão migrados ao longo dos próximos meses”, comemorou.

“Ficamos bastante satisfeitos de participar desta importante etapa da história do Jornal do Commercio. A empresa é um dos símbolos de Pernambuco e está entre os grandes jornais do Brasil”, comentou Fernando Campião, responsável pela área de jornais da Agfa na América Latina.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui