Kodak

Suzano Papel e Celulose recebe prêmio da Rainforest Alliance em Nova Iorque

07/05/2009 - 00:05
A empresa foi reconhecida pela liderança de produtos florestais certificados pelo FSC no Brasil e pela responsabilidade socioambiental na produção de celulose e papel

A Suzano Papel e Celulose recebeu no dia sete de maio, em Nova Iorque, um prêmio de reconhecimento do Rainforest Alliance por seus investimentos em inovação, comprometimento com a sustentabilidade e dedicação à biodiversidade. Com essa iniciativa, a organização destaca as empresas que atingiram padrões mundiais de práticas sustentáveis e uniram esforços com a Rainforest alliance para disseminar o conceito.

Para a Suzano, desenvolver seus negócios e as comunidades do entorno, de forma sustentável, garantindo a preservação da biodiversidade é mais do que um conceito. E foi esse compromisso que garantiu o reconhecimento da empresa por sua liderança em produtos florestais certificados pelo FSC no Brasil e pela sua responsabilidade socioambiental na produção de papel e celulose.

Organização Não-Governamental Pioneira em certificação florestal, a Rainforest Alliance é credenciada pelo Forest Stewardship Council (FSC), que atesta a excelência em todas as práticas feitas nas atividades produtivas industriais e de suas florestas, e responsável pelo Programa SmartWood de avaliação dos princípios e critérios do FSC para qualificação das empresas nos padrões da certificação.

No evento de premiação, os convidados participarão de um workshop sobre sustentabilidade onde cada um dos homenageados terá a oportunidade de discursar e apresentar suas melhores práticas ao público. No evento, estarão representados o FSC International, Sustainable Agriculture Network (SAN), Sustainable Tourism Operations, empresas certificadas e não certificadas pelo Rainforest Alliance.

Desde sua origem até os dias atuais, a empresa trabalha para solidificar um compromisso com o futuro e a construção de uma tradição e reputação a partir de um histórico de relações de qualidade. A sustentabilidade permeia as atividades da empresa como a habilidade de permitir que os ciclos se renovem. Assim, tão importante quanto investir em ativos operacionais é construir relacionamentos duradouros e de qualidade, baseados no respeito e confiança recíprocos com os consumidores, comunidades, fornecedores, governos e demais stakeholders. Para atender o nível de exigência destes stakeholders tanto no Brasil quanto no exterior, a Suzano passou a ter 100% de seu Manejo Florestal certificado dentro dos princípios e critérios do FSC e hoje detém o maior escopo florestal com múltiplas certificações em todo o mundo. São 246 mil hectares e unidades industriais certificados pelo FSC, ISO 14001, ISO 9001 e OHSAS 18001.

Líder mundial em produção de eucalipto certificado pelo FSC, no ano passado, a empresa iniciou uma nova etapa de certificação FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal), que a partir de agora também envolverá os fornecedores do Programa de Fomento Florestal. Desde 2007, a Suzano já vinha projeto de financiamento e orientação à indústria gráfica para que esta etapa da cadeia produtiva também obtenha o selo FSC, estendendo a iniciativa ao longo da cadeia de custódia. Foram certificadas 35 gráficas e uma distribuidora e a certificação de dois fabricantes de caderno está em andamento.

“Ter 100% de nosso Manejo Florestal certificado dentro dos princípios e critérios do FSC, conjuntamente com todas as outras certificações, significa a excelência da Suzano Papel e Celulose em todas as práticas feitas nas atividades produtivas industriais e de suas florestas. É sinal de que as atividades estão inseridas no conceito da sustentabilidade, ou seja, são economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente benéficas”, afirma Luiz Cornacchioni, gerente executivo de Relações Institucionais.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui