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Henkel cresce 5a América Latina no primeiro trimestre

07/05/2009 - 00:05
Região é a única com resultado positivo. Afetadas pela crise, vendas mundiais orgânicas caem 7% A Henkel, fabricante das marcas Super Bonder, Pritt, Cascola, Loctite e Schwarzkopf Professional, teve seu único crescimento mundial em vendas orgânicas na região da América Latina, com uma expansão de 5,1% comparada com o primeiro trimestre do ano passado. O resultado de 188 milhões de euros se deve ao crescimento das divisões de detergentes –presentes no México e na América Central- e de cosméticos, que opera em toda a região. Houve, também, uma menor queda do ritmo industrial na América Latina, principalmente no Brasil, comparada com a Europa, Estados Unidos e Ásia, o que amenizou o efeito da crise nas vendas da divisão de Adesivos industriais, de consumo e profissionais. Considerando todas as divisões, e excluindo o efeito cambial e a aquisição dos negócios da National Starch, ocorrida em abril de 2008, as vendas orgânicas da Europa/África/Oriente Médio caíram 4,6%, as dos Estados Unidos 14,1% e da Ásia 20,3%.

Mundialmente, as vendas da Henkel atingiram 3,258 bilhões de euros. As divisões de Detergentes e Cosméticos continuam a ter bons resultados, com crescimentos orgânicos de 0,4% e 3,5% respectivamente. A divisão de Tecnologias em Adesivos foi afetada pelas dificuldades de grandes clientes industriais em todo o mundo, o que resultou em uma diminuição de vendas orgânicas de 18,2%. Devido ao expressivo declínio nos ganhos dessa divisão, o lucro operacional (EBIT) da Henkel diminuiu 31,7%, de 320 milhões de euros no primeiro trimestre de 2008 para 218 milhões de euros no mesmo período deste ano. “No início deste novo ano fiscal, a Henkel também sentiu os efeitos do ambiente adverso persistente da economia, com resultados bastante variados em nossos negócios no primeiro trimestre de 2009”, disse Kasper Rorsted, presidente mundial da Henkel. “Nossos dois negócios de bens de consumo, Detergentes e Cosméticos, continuaram a ter resultados muito bons, ao mesmo tempo em que a divisão de Tecnologias em Adesivos foi impactada pelas dificuldades de nossos clientes industriais. Estamos insatisfeitos com nosso início de ano fiscal de 2009. Porém, estamos convencidos que, como resultado das decisões de negócio que tomamos e em nossa sólida posição financeira, nós sairemos deste difícil ambiente econômico mais fortes do que antes”, completou. Para o segundo trimestre de 2009, a Henkel prevê que os negócios na área de bens de consumo irão continuar o forte desenvolvimento atingido no primeiro trimestre deste ano fiscal. Para a divisão de Tecnologias em Adesivos, a Henkel antecipa uma leve melhora comparada com o primeiro trimestre de 2009.

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